Projeto Modoritai visa orientar e preparar jovens e retornados do Japão para o mercado de trabalho

Voltado para ex-dekasseguis e jovens, evento apresentará também alternativas de franquias (divulgação)

Qual o perfil do novo profissional que as empresas estão procurando atualmente? Você está preparado para esse novo (e exigente) mercado de trabalho? Quais as transformações e inovações trazidas pela pandemia? Para tentar responder essas – e outras questões – a Comissão Projeto Network do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – criou o Projeto Modoritai, cuja programação terá início no próximo dia 13 e prosseguirá até o dia 18. Em formato virtual e gratuito, o evento consiste em palestras e workshops com especialistas da área de empreendedorismo, formação profissional e inovação.
Voltado para jovens que retornaram do Japão para estudar, fazer uma faculdade e tentar iniciar uma carreira no Brasil, o projeto faz parte do programa “Apoio aos Japoneses Residentes no Exterior e aos Nikkeis – por meio das organizações no exterior” do Mofa – Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão. Conta com o apoio do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Cia de Talentos, ABF – Associação Brasileira de Franchising e Jornal Nippak.
De acordo com o coordenador do projeto, Yoshio Yoshizane, “Modoritai” (que significa “desejo de voltar” ou “vontade de voltar” – junção do verbo “modoru” – voltar, retornar, retomar – com o adjetivo “tai” – desejo de, vontade de) surgiu com a decisão do governo japonês em destinar um plano de ajuda emergencial às entidades assistenciais, educacionais, culturais e esportivas da comunidade nipo-brasileira visando superar a crise financeira gerada pela pandemia do covid-19.
“E como a Comissão Network já vinha trabalhando com esse público [dos retornados ou ex-dekasseguis], juntamos também os nikkeis e não nikkeis que foram afetados pela pandemia para atender a comunidade”, explica Yoshio, lembrando que o objetivo do Modoritai “não é oferecer vagas de emprego, mas tentar melhorar a qualificação dos seus participantes”.
O Projeto Modoritai, para essas pessoas, busca oferecer mais informações sobre o mercado brasileiro e oferecer dicas para conseguir o primeiro emprego.

Empreendedorismo – Atualmente, explica, tanto os ex-dekasseguis que voltaram do Japão como os nikkeis e não nikkeis que perderam seus empregos na pandemia ou estão em busca de recolocação no mercado de trabalho ou tentam trilhar o empreendedorismo.
Ao mesmo tempo, as empresas estão procurando colaboradores experientes que já aprenderam o novo estilo de trabalho decorrente da pandemia.
A ideia do Modoritai é “atualizar” esse público. Por isso, o Projeto Modoritai pretende fornecer também informações para melhor conhecer o mundo do empreendedorismo e os cuidados essenciais para atuar nesse ramo, além de apresentar outras possibilidades para investimentos, como em franquias.
Yoshio explica que a preocupação ao escolher os palestrantes foi a de trazer profissionais que fossem referência em suas respectivas áreas para que possam compartilhar seus conhecimentos com o público.
Segundo ele, além de atualizar, a ideia é também passar algumas dicas. “Por exemplo, no Japão, a forma de elaborar um currículo é diferente da forma que é elaborado no Brasil. O intuito é fazer com que essas pessoas não se sintam deslocadas”, conta Yoshio, acrescentando que o formato online vem de encontro com a proposta do projeto por permitir alcançar um número maior de pessoas.

Blocos – O Projeto Modoritai terá três blocos de orientações:
1) Procurando emprego: Suporte para criação de currículo / Como se comportar em entrevistas diante da pandemia / Conexão com empresas nikkeis com os candidatos ao emprego
2) Curso de Negócios: Dicas para começar seu primeiro negócio
3) O que fazer depois de voltar ao Brasil: Compartilhamento de dicas para iniciantes / Compartilhamento de experiências e depoimentos
Para os workshops, no dia 18, sobre ‘Dicas práticas para avaliar uma franquia’ e ‘,Aspectos Jurídicos do Franchising’ é necessário inscrição prévia.

PROJETO MODORITAI
LIVE DE ABERTURA
Data: 13 de dezembro, 19h Canal: www.youtube.com/bunkyodigital
Palestrantes: representantes do Bunkyo/Projeto Network e Consulado Geral do Japão em São Paulo
– Abertura do evento com participação do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e do vice-presidente do Bunkyo, Marcelo Hideshima

Live Profissionais do Futuro
O mundo vem passando por várias transformações. Os desafios sociais, culturais e econômicos nunca foram tão complexos, como também, cada vez mais se tornou vital contar com profissionais altamente qualificados para buscar as soluções. Entender o futuro do trabalho, suas constantes mudanças e colocar em prática ações que podem levar a ter sucesso.
Assuntos a serem abordados:
A Pandemia
O Futuro do mercado de trabalho
O Cenário atual
Data: 14 de dezembro, 19h
Canal: www.youtube.com/bunkyodigital
Palestrante: Polyana Freitas – Consultora no Grupo Cia de Talentos

Live OFICINA “O que não pode faltar no seu CV?”
O currículo é a porta de entrada do processo seletivo.
Nessa oficina, um especialista em recrutamento e seleção do Grupo Cia de Talentos, irá apresentar informações que não podem faltar em um currículo para convencer o recrutador e conquistar a tão sonhada recolocação profissional.
Serão apresentados os modelos de currículo tipo Canvas e também LinkedIn.
O objetivo é que os participantes saiam da oficina com informações para criar seu próprio currículo.
Data: 15 de dezembro, 19h
Canal: www.youtube.com/bunkyodigital
Palestrante: Polyana Freitas – Consultora no Grupo Cia de Talentos

Live Empreendedorismo com Marcelo Nakagawa
Professor de Inovação e Empreendedorismo em várias escolas de negócios, Nakagawa atua também como consultor de Inovação Transformação Digital, além de ministrar treinamentos e palestras.
Imperdível esta Live com um dos maiores especialistas em empreendedorismo do Brasil.
Data: 16 de dezembro, 19h
Canal: www.youtube.com/bunkyodigital
Palestrante: Marcelo Nakagawa -Professor de inovação e empreendedorismos

Live Conceitos do Franchising
Franquia ou franchising é um modelo de negócio de concessão do direito de uso pelo proprietário a um investidor. Serão enfocados os temas:
Características do Sistema de Franchising
Números do Franchising
Tendências do Setor
Depoimento de um multifranqueado sobre sua experiência com franquias
Data: 17 de dezembro, 19h30
Canal: www.youtube.com/bunkyodigital
Palestrante: Alberto Oyama, diretor da ABF – Associação Brasileira de Franchising

Workshop – Dicas práticas para avaliar uma franquia
Etapas do processo de seleção
Perfil do franqueado
Dicas práticas para avaliar uma franquia
Data: 18 de dezembro, 15h
Canal: Zoom (inscrição antecipada)
Palestrante: Ana Vecchi – Instrutora ABF Educação / Ana Vecchi Business Consulting

Workshop – Aspectos Jurídicos do Franchising
Principais Aspectos Jurídicos
A lei e a Circular de Oferta de Franquia (COF)
Pré-contrato e contrato
Data: 18 de dezembro, 10h
Canal: Zoom (inscrição antecipada)
Palestrante: Andrea Oricchio – Instrutora ABF Educação / Andrea Oricchio Advogados

Confira a programação e inscreva-se no link:
https://modoritai.com.br/

Saiba mais nas redes sociais:
Instagram.com/projetomodoritai

Comments (0)
Add Comment