Nova presidente da Asebex, Thais Watanabe anuncia projeto de podcast e retomada de atividades

Membros da nova diretoria da Asebex e convidados durante cerimônia de posse realizada no dia 6/11 (reprodução)

Em cerimônia virtual realizada no dia 6 de novembro, tomou posse a nova diretoria da Asebex (Associação Brasileira de Ex-Bolsistas no Japão) para a gestão 2021, que terá à frente Thais Watanabe, bolsista Jica em 2017. Ela sucederá Natalia Nakamura Gouvea, que em seu discurso de despedida disse que “não é fácil manter a entidade viva com trabalho voluntário”. “É um trabalho que ninguém faz sozinho, seja na parte de liderança ou de gerenciamento e até mesmo na própria realização de atividades da Asebex, que é uma entidade com muita história e por isso é importante a união do grupo”. E concluiu afirmando que deseja que o programa de bolsa seja retomado “da forma como era e que possa ser aumentado nos anos vindouros, criando assim novas oportunidades contribuindo para a cooperação entre o Brasil e o Japão”.
Recém-empossada, Thais Watanabe ressaltou seu “orgulho” e “sentimento de responsabilidade” à frente da entidade. Um desafio que, segundo ela, só foi aceito “por saber que não estarei sozinha”. “Contarei com apoio dos demais membros da Diretoria que aceitaram dividir comigo esta jornada”, explicou Thais, acrescentando que pretende dar continuidade ao “ótimo trabalho das gestões anteriores, mesmo que, devido à pandemia, algumas bolsas tiveram que ser canceladas ou adiadas”
“Continuaremos divulgando as bolsa de estudos para o Japão para que mais pessoas tenham as mesmas oportunidades que nós bolsistas tivemos e também para que os bolsistas possam ter o melhor preparo assim que tudo for retomado”, disse Thais, afirmando que este ano, “apesar das incertezas e impactos da pandemia”, pretende retomar atividades como a recolocação no mercado de trabalho para ex-bolsistas, “além de trabalhar em conjunto com entidades nikkeis e jovens e prezar pelos valores e missão da Asebex”.

Podcast – Ela lembrou que este ano a Asebex comemora 30 anos, mas que a diretoria ainda não se sente confiante para fazer uma comemoração presencialmente. E anunciou o projeto de podcast, “um tipo de programa de rádio que pode ser ouvido pela Internet a qualquer hora pelo celular ou computador com a história da entidade e relatos de ex-bolsistas e assim deixar registrado tantas memórias que nós tivemos”, afirmou, explicando que o projeto ainda está no começo e “toda ajuda é bem-vinda”.
A solenidade contou com a presença do representante chefe do Escritório da Jica Brasil, Masayuki Eguchi; do diretor geral da Fundação Japão em São Paulo, Masaru Susaki; do presidente do Kenren (Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil, Toshio Ichikawa; do vice-presidente do Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, Rodolfo Wada e da coordenadora de treinamento da Jica, Margarida Terao. Participaram também o cônsul Yasuhisa Ikeda (Chefe do Departamento de Assuntos Culturais e de Imprensa do Consulado do Japão,) e o presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa.
O brinde foi conduzido por Toshio Ichikawa.

Diretoria da Asebex
– Gestão 2021 –

Presidente – Thaís Watanabe
1º Vice-Presidente – Yukio Yasunaga
2º Vice-Presidente – Daniela Mayumi Sakô
3º Vice-Presidente – Yukio Yasunaga
4º Vice-Presidente – Tiago Bontempo
Diretores: Akemi Iwamoto, André Takase, Camila Kawakami, Felipe Takashi Rios Hokama, Gabriel Toshinori Nakano, Keigo Kodama, Priscila Miki Satake, Thelma Nakae e Wesley Yudi Shimazaki

Comments (0)
Add Comment