Unicamp e Japão celebram parceria com doação de equipamentos ao HC

Cerimônia foi realizada no anfiteatro do hospital (Divulgação/Unicamp)

Em visita ao Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas|), o embaixador Akira Yamada participou, no último dia 12, da cerimônia de agradecimento pela doação de equipamentos e acessórios hospitalares como eletrocardiógrafos, ultrassons portáteis, desfibriladores, carrinhos para ECG e ultrassom, transdutores e 20 monitores multiparamétricos, além de luvas, máscaras e aventais de TNT e bilaminados feita pela Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) ao hospital. O valor total doado é de R$ 2,2 milhões de reais.
A doação foi feita dentro do projeto The establishment of a research and reference collaborative system for the diagnosis of fungal infections including drug-resistant ones both in Brazil and Japan (Projeto MIRE) em parceria o HC Unicamp.
A cerimônia aconteceu no anfiteatro do hospital e representou, também, um agradecimento da Unicamp ao governo japonês.
A cerimônia foi presidida pelo reitor da Unicamp, Antonio José de Almeida Meirelles e pela coordenadora geral da Universidade, Maria Luiza Moretti, coordenadora do projeto de cooperação internacional entre a Unicamp e a Universidade de Chiba, no Japão. Na mesa de abertura do evento estavam o embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada e o representante da Jica no Brasil, Masayuki Eguchi.
De acordo com Masayuki Eguchi, a parceria com a Unicamp começou em 1990, no Gastrocentro. Devido a pandemia, o HC se tornou um hospital de referência para casos de covid-19. Muitos dos profissionais que atuam no projeto MIRE trabalham dentro do HC Unicamp e passaram a trabalhar no atendimento de pacientes com covid-19.

Doação da Jica possibilitou aquisição de equipamentos (Divulgação/Unicamp)

Segurança humana – “Nossa missão é a segurança humana. Mediante a solicitação da Unicamp, formalizamos a doação desses equipamentos, na esperança possam auxiliar no tratamento e na defesa dos pacientes internados nas UTIs. Sentimos gratos pelos trabalhos conduzidos pela Unicamp com seriedade, responsabilidade e comprometimento em melhorar a qualidade de vida da população. Vamos empenhar esforços para continuarmos juntos nessa caminhada”, disse Eguchi.
Akira Yamada, declarou seu respeito aos profissionais de saúde do Brasil que travam um combate diário contra à covid-19. Yamada disse que espera que as doações feitas ao HC da Unicamp colaborarem com as atividades assistenciais do hospital.

Lemdi – Após a cerimônia de formalização da entrega das doações da Jica ao HC Unicamp, a comitiva japonesa e autoridades da Unicamp e do HC visitaram o Laboratório de Epidemiologia Molecular e Doenças Infecciosas (Lemdi) da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) Unicamp.
(Do Portal da Unicamp)

Comentários
Loading...