SOLIDARIEDADE: Unit lança campanha para arrecadar recursos para amenizar impactos sociais causados pela pandemia

Alguns dos participantes do Unit: movimento quer continuar atuando mesmo com a volta das atividades (divulgação)

Com o intuito de amenizar os impactos causados pelo distanciamento social por conta da pandemia, a Unit Japan-Brazil Art iniciou uma campanha para arrecadar recursos que serão revertidos em mantimentos, roupas, brinquedos e outros itens para nove entidades assistenciais espalhadas pelo território brasileiro, além de crianças carentes e moradores em situação de vulnerabilidade. Segundo Sarah Yukari Santos Uema e Yohann Assay, dois dos coordenadores do movimento, a campanha – que termina neste domingo, dia 10 – está mobilizando cerca de 50 jovens de todo o Brasil.
Sarah explica que os interessados podem contribuir com qualquer quantia e o valor doado estará ajudando qualquer uma das entidades assistenciais escolhidas. Yohann explica que este ano o movimento conta com três pólos parceiros (Porto Alegre/RS; Manaus/AM e Salvador/BA) e outros três internos (São Paulo/Capital; Barretos/SP e Brasília).
No Sul, a ação é realizada em parceria com o Grupo Wakai e beneficiará a Ocupação Mulheres Mirabal com produtos de cuidado pessoal. Em Porto Alegre também está programado um mutirão de limpeza na sede do Enkyo.
Em Manaus, em parceria com a Nippacats e apoio da Associação Nipo-Brasileira da Amazônia Ocidental (Nippaku) estão sendo arrecadados brinquedos para crianças carentes e em Salvador, na Bahia, a ação em parceria com a Anisa (Associação Cultura Nipo-Brasileira de Salvador) pretende entregar marmitas para pessoas em situação de rua.
Na capital paulista e em Barretos os recursos serão destinados para compra de mantimentos para a Casa Luz do Caminho e Casa Transitória André Luiz e Vila dos Pobres – essas duas últimas de Barretos, que conta com parceria do grupo Hiryu Daiko e apoio da Seicho No Ie de Barretos.
Já em Brasília, em parceria com os grupos Hikari Daiko e Matsuri Daiko e Projeto Andorinhas, serão beneficiadas a Vila do Pequenino Jesus (mantimentos), Ação Social do Planalto (livros) e o Hemocentro de Brasília (doação de sangue).
Yohann explica que, além da ajuda obtida através da campanha financeira, cada pólo também está com sua própria campanha para arrecadar o que necessitam. A ação nacional, batizada de Unit Day, acontece no feriado de 12 de outubro.

Em 2020, ação beneficiou entidades assistenciais de SP, como a Casa do Pequeno Cidadão (divulgação)

Inspiração – No ano passado, foram beneficiadas a Casa do Pequeno Cidadão, Kodomo-no-Sono, Beneficência Nipo Brasileira de São Paulo – Enkyo (Unidade de Guarulhos – Casa de Repouso Akebono), Kibô-no-Iê e Ikoi-no-Sono – todas de São Paulo. Em 2021, com o objetivo de não só ampliar sua atuação como também “inspirar” outras ações, o movimento – que antes se chamava Taiko Unit, mudou para Unit Japan-Brazil Art.
“A ideia é envolver um número maior de participantes”, conta Yohann, lembrando que o movimento surgiu em 2020 e, incialmente, reunia jovens que, de alguma forma, tinham ligação com o taiko. Com a mudança, o intuito é atrair “jovens engajados e simpatizantes da cultura milenar japonesa de uma forma geral com o objetivo de conectar, unir e fortalecer as mais diversas comunidades artísticas japonesas”.

Conexões – Segundo Yohann, com o retorno gradativo das atividades presenciais, o movimento pretende mudar seu planejamento, mas mantendo o “viés social”. “Já estamos estudando a criação de uma plataforma para continuarmos desenvolvendo alguns projetos”, diz Yohann, explicando que o movimento trouxe uma oportunidade de conhecer mais pessoas e criar conexões com outras associações. “E isso aprimorou algumas habilidades pessoais e melhorei bastante meus conhecimentos”, conta Yohann, para quem a pandemia trouxe aspectos positivos, como a mudança de postura de algumas pessoas.
Para Sarah, a principal lição da pandemia foi “poder tirar forças de onde você nem sabia”. “Serviu para entendermos que todos podem se encontrar numa situação difícil e que temos que nos ajudar uns aos outros”, observa ela, que acredita que, daqui para frente as pessoas vão passar a ver o próximo com um outro olhar.
“O importante é saber que existem os dois lados mas que você sempre terá pessoas dispostas a fazer a diferença”, afirmam Yohann e Sarah.

Serviço – Interessados em contribuir com o movimento Unit pode doar qualquer quantia (depósito ou PIX) para:
Banco Digital Inter – 077
Agência: 0001
C/C: 27061922
PIX: unit.jba@gmail.com
Sarah pede que, assim que possível, enviar o comprovante de depósito/PIX pelo e-mail: unit.jba@gmail.com.
Acompanhe as redes sociais:
E-mail:
unit.jba@gmail.com
Instagram:
@unit_japanbrazilart
WhatsApp: (15) 99675-9850 (Yohann Assay)

Comentários
Loading...