SOLIDARIEDADE: Segunda etapa da Gincana Inter Associações começa neste sábado

Representantes das entidades organizadoras durante live explicativa ao Jornal Nippak (divulgação)

Uma gincana virtual diferente, com uma proposta inovadora, cujo intuito é promover a troca de experiências e interação entre as associações e, de quebra, fazer o bem e ainda divertir tanto os participantes como o público. Assim pode ser definida a Gincana Inter Associações, evento idealizado pelo Grupo Yuugen juntamente com a Liga Seinen, a Comissão de Jovens do Bunkyo e Unit Japan-Brazil Art. Dividida em duas etapas – a primeira teve início em agosto e termina no dia 15 deste mês com a arrecadação de produtos – a gincana conta com a participação de 23 associações, de Norte a Sul do país.
São elas: Seinenkai Goiânia, Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador, Associação Cultural Nipo-brasileira de Araçatuba, Associação Nikkey de Vinhedo, Seinenbu Hansoro, Nipo Cultura (grupo de divulgadores da cultura japonesa), Associação Cultural Nipo-brasileira de Rondônia, Associação Esportiva e Cultural Nipo-Brasileira de Campo Grande, Grupo Sansey (Maringá), Seinen Acabu, Associação Mineira de Cultura Nipo-Brasileira, Associação Cultural Fomento Agrícola de Tomé Açu, Clube Cultural Recreativo Nipo-Brasileiro de Piracicaba (CCRNBP), Associação Japonesa de Santos, Associação Cultural e Esportiva de Cascavel – Acec; Seinenkai ACJRP, Acensa Seinenkai, Associação Nikkei de Vitória, Associação Cultural Brasil-Japão da Paraíba, Grupo Oriente-se, Acenibra Associação Cultural e Esportiva Nipo Brasileira do Médio São Francisco, Comissão de Jovens do Bunkyo e Grupo Ishindaiko.
Cada entidade escolheu uma entidade de sua cidade a ser beneficiada na primeira etapa. A segunda etapa da gincana também promete movimentar todos os participantes e o público que assistir. Trata-se da Live Gincana, que reunirá, a partir deste sábado (4) – e semanalmente todos os sábados até o dia 16 de outubro, dia da grande final, sempre às 17 horas –, quatro associações – com cinco participantes cada uma – para uma série de desafios. São exemplos de atividades que as associações devem cumprir: taiko (os organizadores convidarão um grupo de taiko para fazer uma batida de taiko simples e quem reproduzir o mais próximo da música correspondente primeiro, vence o desafio); quizz (os participantes terão que responder perguntas relacionadas à cultura japonesa); origami (vence quem reproduzir um origami em menor tempo) e trava língua (ganha ponto quem falar mais rápido o trava língua apresentado).

Conexão – Renan Yudji Higashi, da Unit Japan Brazil Art, explica que a ideia é apresentar novos mini desafios a cada live. A associação vencedora será anunciada no dia 16 de outubro. No entanto, para os organizadores, qualquer que seja o resultado, todos os participantes já são vencedores.
Lika Kawano e Isa Toyota, do Yuugen, destacam que mundo está passando por um momento difícil mas a pandemia, por outro lado, conseguiu unir ainda mais as pessoas. Para os organizadores, apesar de estarem envolvidos, de uma forma ou de outra, com eventos culturais, muitos acabam não se conhecendo um ao outro. E a pandemia conseguiu aproximar essas pessoas que praticam o bem. “Que essa conexão sirva para acender ainda mais essa chama”, comenta Graziela Tamanaha, da Comissão de Jovens do Bunkyo.
Larissa Lumi Mada, da Liga Seinen, conta que esta é uma das poucas lives com um ar mais lúdico enquanto Renan garante que todos abraçaram a causa e estão muito animados.
E que, como diz Lika Kawano, chegue logo o dia em que possamos fazer uma grande festa onde todos possam se conhecer.

Objetivos – A proposta da Gincana Inter Associações surgiu em decorrência da pandemia da Covid-19, que obrigou o cancelamento de eventos presenciais e tornou o distanciamento social uma prática obrigatória. Com isso, além da população em geral, muitas associações e entidades também foram afetadas e hoje enfrentam grandes desafios.
A ideia da gincana é propor uma ação com atividades que consigam envolver o entretenimento, promover o bem estar sócio-psico-social e tentar de alguma forma ajudar tanto as pessoas quanto às associações.
As gincanas serão transmitidas no canal do YouTube do Grupo Yuugen.

Comentários
Loading...