Sem público, sumô retoma competições neste sábado no Bom Retiro

Rui Júnior (à esquerda) já está com a vaga assegurada para o World Games (arquivo)

Depois de quase dois anos sem competições, os atletas de sumô retornam este sábado (27) ao dohyo (arena) do Ginásio de Sumô do Bom Retiro, em São Paulo, para a realização do 59º Campeonato Brasileiro, 23º Campeonato Brasileiro Feminino, 25º Campeonato Sul-Americano, 13º Campeonato Sul-Americano Feminino e a Seletiva para o World Games 2022. A programação terá início a partir das 9 h e, ainda por conta da pandemia, não será permitida a entrada de público.
Para participar, atletas e dirigentes terão que apresentar o comprovante de vacinação (2ª dose ou dose única) ou o teste negativo para Covid-19 feito até 48 horas.
Apesar de afirmar que a “situação [da pandemia] está caminhando bem”, o presidente da CBS, Oscar Morio Tsuchiya disse que a entidade procurou adotar todas as precauções para proporcionar segurança aos atletas. Uma das medidas, conta o dirigente, além da não permitir a entrada de público e da exigência do ciclo vacinal, foi a exclusão da categoria mirim (até 10 anos).
Segundo ele, a retomada das competições também não deve reunir um grande número de atletas. São esperados 83 atletas, sendo 70 atletas do Brasil, 9 da Venezuela e 4 da Argentina.
Uma das disputas mais aguardadas deve ser a seletiva para o World Games 2022. Com início previsto para as 11h, o torneio definirá os representantes do continente para a competição marcada para julho de 2022, em Birmingham no Alabama, nos Estados Unidos. Por enquanto, apenas o paranaense Rui Júnior está com a vaga assegurada na categoria pesado.

59º Campeonato Brasileiro de Sumô
23º Campeonato Brasileiro de Sumô Feminino
25º Campeonato Sul-Americano de Sumô
13º Campeonato Sul-Americano de Sumô Feminino
Seletiva para The World Games 2022

Data: 27 de novembro de 2021
Local: Ginásio de Sumô do Bom Retiro (Mie Nishi)
Av. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro, São Paulo, SP

Comentários
Loading...