
Depois de quase dois anos sem competições, os atletas de sumô retornam este sábado (27) ao dohyo (arena) do Ginásio de Sumô do Bom Retiro, em São Paulo, para a realização do 59º Campeonato Brasileiro, 23º Campeonato Brasileiro Feminino, 25º Campeonato Sul-Americano, 13º Campeonato Sul-Americano Feminino e a Seletiva para o World Games 2022. A programação terá início a partir das 9 h e, ainda por conta da pandemia, não será permitida a entrada de público.
Para participar, atletas e dirigentes terão que apresentar o comprovante de vacinação (2ª dose ou dose única) ou o teste negativo para Covid-19 feito até 48 horas.
Apesar de afirmar que a “situação [da pandemia] está caminhando bem”, o presidente da CBS, Oscar Morio Tsuchiya disse que a entidade procurou adotar todas as precauções para proporcionar segurança aos atletas. Uma das medidas, conta o dirigente, além da não permitir a entrada de público e da exigência do ciclo vacinal, foi a exclusão da categoria mirim (até 10 anos).
Segundo ele, a retomada das competições também não deve reunir um grande número de atletas. São esperados 83 atletas, sendo 70 atletas do Brasil, 9 da Venezuela e 4 da Argentina.
Uma das disputas mais aguardadas deve ser a seletiva para o World Games 2022. Com início previsto para as 11h, o torneio definirá os representantes do continente para a competição marcada para julho de 2022, em Birmingham no Alabama, nos Estados Unidos. Por enquanto, apenas o paranaense Rui Júnior está com a vaga assegurada na categoria pesado.
59º Campeonato Brasileiro de Sumô
23º Campeonato Brasileiro de Sumô Feminino
25º Campeonato Sul-Americano de Sumô
13º Campeonato Sul-Americano de Sumô Feminino
Seletiva para The World Games 2022
Data: 27 de novembro de 2021
Local: Ginásio de Sumô do Bom Retiro (Mie Nishi)
Av. Castelo Branco, 5700 – Bom Retiro, São Paulo, SP