RÁDIO TAISSÔ: Federação Brasileira inicia ginástica rítmica japonesa em formato online

Encontros para a prática da ginástica rítmica foram interrompidos desde o início da pandemia (arquivo)

A Federação Brasileira de Rádio Taiso iniciou, no dia 26 de abril, a transmissão da ginástica rítmica japonesa em formato online. As atividades acontecem três vezes pode semana – todas as segundas, quartas e sextas-feiras – a partir das 7h30, durante 25 minutos. Atualmente, cerca de 130 membros participam do programa, que tem sido mais popular do que o esperado, não apenas pelo exercício físico, mas também porque tem permitido que eles se encontrem regularmente com seus amigos que não vêem pessoalmente há mais de um ano por conta da pandemia do novo coronavírus.
A federação tem 47 filiais e cerca de 2.500 membros em todo o Brasil. A maioria dos membros têm entre 60 e 80 anos de idade. Antes da pandemia, os grupos se reuniam todos os dias em praças ou dentro de prédios para se exercitarem. Desde então, estão parados.
“Tenho feito ginástica rádio taiso com a federação desde 1993, mas nunca vi nada assim”, disse Mariko Okada, 78 anos, membro da federação, que nasceu na cidade de Araçatuba (SP).

Whatsapp – “Quando a pandemia começou, pensei que as coisas logo voltariam ao normal, mas este ano a situação só piorou”, afirmou, acrescentando que “algumas pessoas estão tendo dificuldades para sair de suas casas”.
Segundo ela, a federação vinha discutindo se deveria ou não ir adiante com a atividade online. No entanto, conta, devido à pandemia, até mesmo a manutenção do escritório ficou ameaçado, e a discussão acabou se arrastando por mais tempo. Até que, em fevereiro deste ano, os seis membros convidaram um palestrante da Internet e iniciaram uma sessão de estudo para a reunião online.
“No início eu me perguntava se realmente poderíamos fazer isso, mas como aconteceu, todos ficaram muito felizes, então estou realmente feliz por termos feito isso”, diz Okada, feliz da vida.
No começo, cerca de 250 pessoas se inscreveram para a reunião de ginástica taisso online pela federação. As apresentações a partir do Google Meet só podem acomodar até 100 pessoas de cada vez.
Agora existem dois grupos – A e B – e cada um hospedado por Okada, chefe do departamento técnico da federação, e Anzai Laura, chefe adjunto, e às 7 da manhã o link do Google Meet é enviado pelo WhatsApp. O programa começa com um trecho da manhã, seguido pela Ginástica de Todos e pela Ginástica de Rádio 1 e 2.
“Quando começamos a reunião on-line, enviamos o link às 7h15 da manhã, explica Okada. “A reunião de ginástica rádio taissô online não é apenas para fazer exercícios, mas serve também para saber como os praticantes estão”, destaca.

Atualmente cerca de 130 membros participam da atividade online, que acontece três vezes por semana (arquivo)

Interatividade – Algumas das 47 filiais da federação já realizaram suas próprias reuniões online. Mas a federação decidiu realizar sua própria transmissão para acomodar filiais que não têm reuniões online e membros que não pertencem a nenhuma outra organização. “Têm pessoas que gostariam de participar mais, mas não têm telefones celulares ou não têm ninguém próximo que possa ensiná-los a usar a Internet. Nosso objetivo é tentar tornar possível a participação de tais pessoas”, disse Okada.

Comentários
Loading...