PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA: Consulado do Japão entrega formalmente micro-ônibus ao Hospital Ritinha Prates

Presidente Vanilda Barboza, Oscar Ramos (assessor jurídico), Kazoshi Shiraishi e Hideto Honda (divulgação)

O Consulado Geral do Japão em São Paulo entregou formalmente ao Hospital Neurológico Ritinha Prates, de Araçatuba (SP), um micro-ônibus para o transporte dos usuários da entidade. A cerimônia, realizada no dia 9 de março através de videoconferência em virtude da pandemia do novo coronavírus, contou com a participação do cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana e da presidente da Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates – mantenedora do Hospital Neurológico Ritinha Prates –, Vanilda Maria Barboza (Vanda), além do presidente e do vice-presidente da Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araçatuba, Hideto Honda, e Kazoshi Shiraishi, respectivamente.
O micro-ônibus está no Ritinha Prates desde o segundo semestre do ano passado, sendo que a cerimônia oficial de doação acabou sendo adiada por causa da pandemia da Covid-19. Em contrapartida, a entidade construiu uma cobertura na garagem, para a proteção do veículo. A doação ocorreu por meio do Programa de Assistência a Projetos Comunitários e de Segurança Humana (APC), mantido pelo governo japonês através do Consulado.
Em sua saudação, Ryosuke Kuwana elogiou a atuação da entidade no acolhimento e tratamento dos usuários e explicou que “o Japão tem prestado assistência à garantia da segurança humana das pessoas menos favorecidas por muitos anos, sendo que este projeto é parte dessa assistência”. “Esperamos que com a contenção do coronavírus este micro-ônibus possa ser plenamente utilizado para reintegrar os pacientes nas atividades sociais e econômicas”, observou o cônsul.
Já a presidente do Ritinha Prates lembrou que, anteriormente, a entidade contava com uma van com apenas quatro lugares adaptados, o que limitava muito a realização de passeios, consultas e terapias externas, por conta do número reduzido de lugares para usuários e acompanhantes.
“Desde o ano passado, o micro-ônibus já vem proporcionando mais conforto aos nossos usuários, pois vem sendo utilizado para passeios, sem paradas externas, por conta da pandemia, o que ajuda a quebrar a pesada rotina do tratamento. Além do mais, ele também contribui com a redução de custos, pois o número de saídas com veículos passa a ser reduzido”, explica Vanda.
O contato da Ritinha Prates com o consulado foi intermediado por representantes da Associação Cultural Nipo Brasileira Araçatuba e da Federação das Associações Culturais Nipo Brasileiras da Noroeste.

Ritinha Prates – A “Associação de Amparo ao Excepcional Ritinha Prates” (AAERP) – mantenedora do Hospital Neurológico Ritinha Prates – foi fundada em 1977, no município de Araçatuba e oferece tratamento e apoio à reintegração social, de forma gratuita, para 60 pacientes com deficiências físicas e mentais do município de Araçatuba e mais outros 40 municípios localizados no entorno.
Entre os valores da associação, que atende exclusivamente por meio do SUS (Sistema Único de Saúde), usuários de 40 municípios vinculados ao DRS-2 (Departamento Regional de Saúde), está o tratamento humanizado, além do respeito a conceitos éticos, morais, ambientais e filantrópicos.

Reintegração – A entidade proporciona aos pacientes internados a participação em terapias e consultas externas visando tratamentos mais eficazes e apoio à reintegração social. Apesar de aproximadamente 80% dos pacientes utilizarem a cadeira de rodas, a entidade possuía apenas um único veículo para transportar os cadeirantes, o que limitava a participação de todos os pacientes internados nessas atividades.
A cooperação econômica do Japão, através da aquisição de um micro-ônibus adaptado (capacidade para 6 cadeirantes), proporcionou à entidade oferecer aos seus pacientes internados mais participação em terapias e tratamentos externos, contribuindo para o melhor atendimento e promoção da reintegração na sociedade dos pacientes portadores de deficiências do próprio município e entorno.

Comentários
Loading...