PROGRAMA DE ASSISTÊNCIA: Consulado do Japão e Associação de Pilar do Sul assinam contrato de doação em prol da escola japonesa

Pilar do Sul conta atualmente com cerca de 2 mil nikkeis: procura pela escola japonesa tem crescido (Facebook/ACD de Pilar do Sul)

No dia 22 de março, o Consulado Geral do Japão em São Paulo e a Associação Cultural e Desportiva de Pilar do Sul firmaram contrato de doação através do Programa de Assistência a Projetos Comunitários de Cultura em prol do “Projeto de Extensão da Sala de Aula da Escola Japonesa de Pilar do Sul”.
Com base neste contrato, o governo japonês doará US$ 63.493 para a Associação Cultural e Desportiva de Pilar do Sul que tem atuado de maneira enérgica e dinâmica em favor da continuidade da cultura japonesa. A maioria dos associados são produtores da uva moscatel (sem semente e polpa grande), outros tipos de uvas, caqui, manga, entre outros.
Administrada pela associação, a escola tem atuado ativamente e o alto nível da proficiência em língua japonesa dos alunos é reconhecida pela Jica (Japan International Cooperation Agency).
A verba será aplicada com o objetivo de promover melhorias quanto à falta de salas de aula e, além disso, para atender um número maior de alunos, serão realizadas obras de ampliação. O projeto prevê a construção de um anexo à construção atual e, com a verba, deverão ser construídos uma sala para funcionários, uma sala de aula, uma sala de reuniões, dois banheiros e um lavatório (área útil de 199.00 m²) no novo prédio.

Crescimento – Atualmente residem em Pilar do Sul, aproximadamente cerca de dois mil descendentes de japoneses, porém, nestes últimos anos, o número de alunos não descendentes nessa Escola Japonesa tem crescido. A expectativa é que a ampliação contribua na formação de jovens, independentemente de suas ascendências.

Comentários
Loading...