PARANÁ: Masahiro Takagi recebe homenagem da ACP e da Câmara Municipal de Curitiba

Masahiro Takagi com o Rui Hara (E), o vereador Nori Seto e Arata Hara em homenagem no dia 5 (Facebook/Nori Seto)

Depois de um ano e cinco meses no Brasil, onde serviu como cônsul geral do Japão em Curitiba, Masahiro Takagi retornou ao Japão no último dia 6 para aguardar novas instruções do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Antes de embarcar, ele foi homenageado pela Associação Comercial do Paraná (ACP) e pela Câmara Municipal de Curitiba
No dia 4, na ACP, ele recebeu uma placa e uma muda de araucária, árvore símbolo do Paraná. Camilo Turmina, presidente da associação, destacou o trabalho do cônsul para o fortalecimento das relações comerciais Brasil Japão, lembrando que o Conselho de Comércio Exterior e Relações Internacionais da entidade tem um longo histórico de ações com o consulado. Masahiro Takagi enalteceu o trabalho d ACP em defesa do comércio, “especialmente no período de grandes dificuldades da pandemia”.
Acompanharam o cônsul na visita à ACP o vereador Nori Seto; o ex-deputado e presidente do Conselho da Associação Cultural Nikkei, Rui Hara; o vice-presidente da Associação Nikkei, Nelson Tossa; e o representante do presidente da Associação, Fábio Hidekii Assahi.

Aplausos da Câmara – No dia 5, acompanhado do presidente do Conselho Deliberativo do Nikkei Curitiba, Rui Hara, e do presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil Japão do Paraná, Arata Hara, o vereador Nori Seto foi a sede do Consulado Geral do Japão em Curitiba, para fazer a entrega do certificado de Votos de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal de Curitiba, ao cônsul geral Masahiro Takagi.
O proponente destacou que “muito mais que uma homenagem, esse é o reconhecimento da cidade de Curitiba ao Sr. Masahiro Takagi, pelo brilhante e competente trabalho desenvolvido como cônsul geral do Japão em Curitiba e pelos relevantes serviços prestados ao povo curitibano”. Segundo o vereador, “apesar de ter exercido o cargo por um curto período e, em meio a pandemia do Covid 19, o cônsul Masahiro Takagi trabalhou intensamente. Atuou na cooperação com as autoridades locais e a sociedade civil, nas discussões econômicas e na divulgação das relações bilaterais e da cultura japonesa”.
“Foi na gestão de Takagi, que o Consulado do Japão e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão auxiliaram na intermediação e nos trâmites aduaneiros para doação de 100 judogis e 91 peças de tatames vindos de Tóquio e doados pela Judos, para Associação de Judô Iwashita, projeto social que contempla mais de 120 jovens e para as turmas que fazem parte do Escola + Esporte = 10 (EE10), projeto desenvolvido pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (SMELJ)”, disse Seto, acrescentando que “também foi o cônsul Takagi que assinou um contrato de doação, do Governo do Japão, no valor de US$ 50 mil para a ‘Associação Beneficente Renascer’, que trabalha com crianças e jovens com transtorno global do desenvolvimento de Curitiba. O projeto, que deve ser concluído em 2022, vai beneficiar cerca de 500 alunos com necessidades especiais na capital do Paraná”.

No dia 4, Takagi visitou a sede da Associação Comercial do Paraná (Facebook/Nori Seto)

Proficiência – “Além disso, Takagi trabalhou ativamente para que Curitiba passe a sediar as provas do “Teste de Proficiência da Língua Japonesa” (JLPT), que avalia e certifica a proficiência no idioma japonês aos não nativos”, explicou Nori Seto, lembrando que, “com sua humildade, simpatia e carisma, Takagi embarca rumo ao Japão nessa sexta-feira (6/8), levando na memoria e no coração, o carinho, a admiração e a gratidão do povo curitibano, do povo brasileiro”.

Comentários
Loading...