PARANÁ: Com Luiz Nishimori, cônsul geral do Japão no Paraná visita a região norte do Estado

Na Prefeitura de Maringá com o prefeito Ulisses Maia e membros da comunidade nikkei (divulgação)

O deputado federal Luiz Nishimori (PL-PR), presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão da Câmara dos Deputados, preparou, nos dias 28, 29 e 30 de janeiro, uma agenda oficial para a visita do cônsul geral do Japão no Paraná, Masahiro Takagi, e do vice-cônsul Higaki Sotaro ao Norte do Estado. A visita contemplou prefeituras, entidades, associações e a comunidade nipo-brasileira da região.
No dia 28, no período da manhã, o cônsul Masahiro Takagi esteve no Hospital Santa Clara, de Colorado, microrregião de Maringá, para conhecer a instituição e validar a doação para ampliação de sua infraestrutura. A doação será feita através do Programa APC – Kusanone, com recursos da contribuição tributária do povo japonês que visam promover auxílio no campo sócio econômico a países em desenvolvimento, por meio de ações nas áreas de educação básica, capacitação profissional, saúde, saneamento, meio ambiente e bem-estar social.
O deputado Luiz Nishimori, que agendou a visita, tem auxiliado o hospital que é considerado referência dentro da área de abrangência da 15ª Regional de Saúde, inclusive, encaminhando e acompanhando pedidos junto ao Ministério da Saúde, como a liberação do setor de hemodiálise que já estava equipado e aguardava apenas o aval do Ministério.
Na parte da tarde o cônsul partiu para Maringá, onde participou de reunião com o prefeito Ulisses Maia, o deputado federal Luiz Nishimori; o presidente da Câmara Municipal, Mario Hossokawa; o presidente da Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná, Eduardo Suzuki; presidente da Acema, Afonso Shiozaki, e o superintendente da Siacom, Michael Tamura.

Parque do Japão – Em Maringá, o cônsul demonstrou interesse em saber sobre aspectos de cidade, como segurança, turismo e mobilidade urbana. O cônsul Takagi falou sobre a possibilidade de negócios entre empresas japonesas e maringaenses. Ulisses Maia sugeriu que o consulado, com apoio do deputado Luiz Nishimori, realize rodadas de negócios que aproximem empresas japonesas e paranaenses.
O prefeito lembrou que pouco antes havia assinado um convênio da Prefeitura de Maringá com a Invest Paraná, a agência estadual para expansão comercial dos produtos paranaenses. “A Invest Paraná pode ser mais uma importante parceira neste evento”, frisou.
O cônsul aproveitou a estadia e na sexta-feira, 29, visitou o Parque do Japão, o Centro Cultural e Social São Francisco Xavier, a Associação Paranaense de Amparo às Pessoas Idosas Wajunkai, e a Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema).
No dia, 30, a comitiva visitou as prefeituras de Rolândia e Londrina, onde o Takagi também destacou projetos importantes e futuras parcerias e no domingo participou da Assembleia na Aliança Cultural Brasil-Japão do Paraná.

Brasil-Japão – Durante a Assembleia da Aliança Cultural o deputado Nishimori, presidente do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, comentou sobre a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão, Toshimitsu Motegi, que esteve no país em janeiro e firmou novos compromissos, como ajuda ao enfrentamento ao Covid-19, ajuda no combate ao desmatamento na Amazônia, e contribuição na questão novas tecnologias agrícolas.
“O Brasil e o Japão possuem fortes laços de amizade que tem promovido o crescimento e desenvolvimento das duas nações, é uma relação bilateral de muito sucesso, vamos continuar trabalhando para abrir novos mercados para nossos produtos e também desenvolver mais projetos entre os dois países”, destacou o parlamentar.
(da Redação)

Comentários
Loading...