PANDEMIA: Jica fornece equipamentos ao Estado do Amazonas para combate à Covid-19

Leitos de UTI no Hospital Amazônia (divulgação)

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) no Brasil, que tem como representante chefe no país Masayuki Eguchi, decidiu realizar um apoio emergencial, o qual incluí fornecimento de equipamentos médicos, com o intuito de fortalecer o sistema de saúde no Estado de Amazonas e combater a disseminação do novo coronavírus. Este apoio será realizado através da Cooperação Follow-Up, que apoia as atividades de ampliação de conhecimentos e habilidades aprendidos pelos ex-bolsistas da Jica, durante os treinamentos no Japão.
Na cooperação, está incluso o fornecimento de equipamentos essenciais ​​para o tratamento de pacientes infectados, tais como respiradores, camas hospitalares, monitores de sinais vitais e bombas de infusão.
Desde janeiro, o estado do Amazonas tem enfrentado o colapso no sistema de saúde após o surto da nova variante do vírus e consequente falta de bombas de oxigênio e equipamentos médicos. Atualmente, a taxa de ocupação de leitos de UTI na rede pública da região norte ainda é alta, registrando índices entre 70% a 90%. A Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas executou ajustes na oferta de leitos nos hospitais da cidade de Manaus, além das operações de transferências de pacientes para outros hospitais e estados próximos para controlar a crise.

Os equipamentos fornecidos no final do ano anterior (divulgação)

O Hospital Amazônia, situado no Estado de Pará, também expandiu leitos de UTI e semi-UTI para receber e tratar pacientes graves de Amazonas.
Os profissionais da Secretaria de Estado de Amazonas e do Hospital Amazônia, que participaram dos treinamentos da Jica, estão contribuindo com as medidas contra o novo coronavírus e com o tratamento dos pacientes, por meio da divulgação de conhecimentos adquiridos no Japão, tais como “saúde pública em áreas subdesenvolvidas” e “5S do ponto de vista da prevenção de infecções”, nas suas organizações.
Esta cooperação visa expandir ainda mais essas atividades e contribuir para a prevenção de infecções hospitalares e expansão do sistema de saúde, a fim de prestar serviços médicos a maior número de pacientes possíveis.

Comentários
Loading...