ONLINE: Descubra Nikkei anuncia a 10ª edição das ‘Crônicas Nikkeis’

Intuito é abordar as novas gerações de nikkeis e como elas se relacionam (ou não) com suas raízes (divulgação)

O Descubra Nikkei, um projeto online do Museu Nacional Japonês Americano cujo foco é o entendimento mútuo e a promoção de vínculos na diáspora japonesa em todo o mundo, anuncia a 10ª edição da sua série especial “Crônicas Nikkeis”. O tema deste ano, “Gerações Nikkeis: Conectando Famílias e Comunidades”, pretende enfocar histórias sobre diferentes gerações nas diversas comunidades nikkeis e devem abordar as relações intergeracionais nas comunidades nikkeis pelo mundo afora, tendo como foco especial as emergentes gerações nikkeis mais jovens e como elas mantêm (ou não) uma conexão com as suas raízes.
Sugestões ou ideias para os artigos incluem conversas entre os nikkeis mais velhos e os mais jovens; perfis ou entrevistas com jovens nikkeis fascinantes; tendências entre as gerações mais jovens; mudanças nos valores ou prioridades a cada geração; a evolução da linguagem e como ela é usada; o impacto dos costumes e histórias locais nas relações intergeracionais; a construção de laços entre as comunidades; e reflexões sobre legados a serem deixados para as gerações futuras.
Serão aceitas histórias pessoais, memórias, entrevistas/perguntas e respostas, ensaios, trabalhos de pesquisa, críticas e outros tipos de textos em prosa sobre este vasto tópico.

Prazo – Todos os textos – cada participante pode enviar mais que um texto – que atenderem às diretrizes e critérios serão publicados no Jornal Descubra Nikkei como parte das “Crônicas Nikkeis N.º 10 – Gerações Nikkeis: Conectando Famílias e Comunidades”.
O prazo termina às 22 horas (horário de Brasília) de 30 de setembro deste ano. Um comitê editorial, como também leitores online, vão escolher as suas histórias “favoritas” que serão divulgadas e traduzidas para os quatro idiomas do site: inglês, japonês, espanhol e português.
As edições anteriores das Crônicas Nikkeis exploraram as formas pelas quais os nikkeis expressam a sua cultura, seja através da culinária, do idioma, ou dos esportes. Esta décima edição tem como objetivo tentar entender como as comunidades nikkeis mundiais estão evoluindo.

Apoio – No Brasil, as “Crônicas Nikkeis N.º 10” contam com apoio da Asebex (Associação Brasileira de ExBolsistas no Japão, Brasil), Comissão de Jovens do Bunkyo (Brasil), Aliança Cultural Brasil-Japão e JCI Brasil-Japão.
O logotipo do tema Gerações Nikkeis desse ano foi criado pelo artista Jay Horinouchi.
Para mais informações e também para ler as histórias já publicadas sobre o tema Gerações
Nikkeis, visite http://www.discovernikkei.org/pt/journal/chronicles/generations/

Comentários
Loading...