Nikkey Clube de Marília estuda realizar o ‘Nikkey Japan Fest’ em novembro

Caso ocorra ainda este ano, evento deve priorizar apresentações artísticas para evitar aglomerações (divulgação)

Considerado um dos maiores eventos da cultura japonesa do país, o Japan Fest de Marília, realizado anualmente pelo Nikkey Clube de Marília, pode retornar ainda este ano, mas em outro formato – tanto que deve receber o nome de “Nikkey Japan Fest”. A ideia é preparar o clube para a retomada gradativa dos eventos presenciais. A boa notícia ainda depende da situação da pandemia no Estado de São Paulo.
Uma data provável do “Nikkey Japan Fest” será de 12 a 15 de novembro, aproveitando o feriado da Proclamação da República. De acordo com Carlos Nakamura, da Comissão Organizadora do evento, a data foi escolhida porque até lá todos os adultos do Estado devem estar com o ciclo vacinal completo.
Segundo ele, outro aspecto favorável para a retomada foi o anúncio do governador João Dória (PSDB), liberando todos os eventos a partir de 1º de novembro desde que sejam respeitados todos os protocolos de higiene e que haja controle de público para evitar aglomerações.
Em entrevista ao Jornal Nippak na noite desta terça-feira, 14, Carlos Nakamura preferiu não garantir 100% a realização do evento. No entanto, afirmou que ele só não acontecerá caso ocorra alguma mudança no Plano São Paulo. Caso ocorra, o Nikkey Japan Fest será “bem tranquilo” e “de menor proporção”. Para se ter uma ideia, em 2019, a 17ª edição do Japan Fest – que teve como uma das atrações o grupo Demônios da Garoa – recebeu um público estimado em cerca de 65 mil pessoas em quatro dias de evento.

Organizadores estudam a possibilidade de realizar o Nikkey Japan Fest com 30% do público (Aldo Shiguti)

“Estamos para que tudo ocorra com tranquilidade e sempre de acordo com a vigilância sanitária. Se recebermos um ‘não’, o evento não será realizado”, conta Nakamura”, acrescentando que a ideia é “preparar o Nikkey Clude de Marília para reiniciar a retomada dos eventos culturais gradativamente e, além disso, proporcionar uma integração entre as entidades locais”.
Ele destacou ainda que, caso ocorra, já está certo que o tradicional parque de diversões, que geralmente funciona como uma das atrações do Japan Fest, não acontecerá, bem como parte das exposições culturais.
Segundo ele, a ideia é fazer um evento mais voltado para as atividades culturais, como shows de palco e área de alimentação, além de outros eventos que possibilitem manter distanciamento, evitando, assim aglomerações.
Uma realização do Nikkey Clube de Marília, o Nikkey Japan Fest conta com patrocínio do ProAc (Programa de Ação Cultural).

Comentários
Loading...