NESTA QUINTA: JHSP realiza live com Ken Endo, engenheiro de próteses para atletas paralímpicos

Ken Endo, engenheiro que trabalha com a criação de próteses (divulgação)

O projeto “Criadores”, série de lives da Japan House São Paulo para apresentar a cultura japonesa por meio dos esportes, apresenta nesta quinta-feira, 19, às 20h, uma live com Ken Endo, engenheiro que trabalha com a criação de próteses para atletas paralímpicos. Com mediação do jornalista Marcelo Duarte, a conversa destaca as iniciativas e colaborações do engenheiro japonês nas áreas de próteses e esportes. A programação paralela complementa a realização do ‘Lounge Esportivo: Tokyo 2020’, sobre os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tokyo 2020, em cartaz até 12 de setembro na Avenida Paulista, 52.
Alguns dos atletas que utilizaram as próteses feitas por Ken Endo na Rio 2016, marcaram recordes nos jogos paralímpicos, realizados no Rio de Janeiro. Em dezembro de 2017, o engenheiro criou o projeto Blade Library, em Tóquio, que funciona como uma “biblioteca das próteses”, por meio do qual oferece a locação de próteses por valores acessíveis, assistência técnica e um ambiente ideal para que as pessoas possam correr experimentando diversos tipos de próteses.
Como o custo das próteses para corrida é muito alto, elas acabam ficando restrita a atletas e a biblioteca chega como uma oportunidade real para que pessoas de qualquer idade possam testar diversas próteses, que custam entre 2 a 6 mil dólares. Além disso, a biblioteca oferece também especialistas que ajudam em pontos complexos como a colocação das próteses, bem como um ambiente especial para que os usuários possam brincar, correr e se divertir. O valor para acessar a biblioteca é de 5 a 10 dólares e o usuário pode experimentar diversos modelos de próteses.
Além de acontecer no ambiente online, o projeto “Criadores”, também está disponível aos visitantes com entrevistas exclusivas em vídeos, na Sala de Seminários (1º andar) da Japan House São Paulo. Em cartaz no térreo até 12 de setembro, o “Lounge Esportivo: Tokyo 2020” traz elementos surpreendentes, novidades esportivas e informações sobre a organização das competições, incluindo as novas modalidades.
O espaço explora elementos como as mascotes, o pioneirismo japonês no desenvolvimento de símbolos para facilitar a comunicação em Tóquio 1964 e que inspiram os pictogramas desta edição, conteúdos exclusivos e ações que mostram modalidades populares no Brasil e no Japão, como skate e surf.

Sobre Ken Endo – Pesquisador associado da Sony Computer Science Laboratories Inc., e CEO da Xiborg Co., Ltd., Endo recebeu seu PhD como membro do grupo Biomecatrônico do Media Lab. Na Sony CSL, trabalha na tecnologia que reabilita e aumenta a capacidade física humana, como próteses e órteses. Foi nomeado para a lista do MIT Technology Review dos principais inovadores com menos de 35 anos (TR35). E também foi escolhido como um Jovem Líder Global 2014 pelo Fórum Econômico Mundial.

Projeto Criadores – Live Ken Endo
Quando: 19 de agosto, às 20h
Onde: Canal do YouTube da Japan House São Paulo
*O encontro conta com tradução simultânea entre os idiomas japonês e português
Blade Library
https://bladelibrary.jp

Lounge Esportivo:
Tokyo 2020
Japan House São Paulo –
Avenida Paulista, 52
De 20 de julho a 12 de setembro. De terça a sexta-feira, das 10h às 17h. Sábados, domingos e feriados: das 9h às 18h
Térreo
Entrada gratuita.
Reserva online antecipada (opcional): https://agendamento.japanhousesp.com.br/

Comentários
Loading...