NESTA QUINTA: A “Origem dos Matsuris” é tema da live do Bunka Matsuri que acontece nesta quinta-feira

Angelaisa Toyota, do Instituto Cultural Nipo-Brasileiro, na foto, com o artista Takeshi Nishimura (arquivo)

Os matsuris (festivais japoneses) são parte essencial da cultura do Japão, reunindo danças, música, comidas e atrações culturais. Existem centenas de eventos do tipo em todo Japão, espalhados pelas pequenas vilas e grandes cidades. Mesmo aqui no Brasil e em todos os locais com a presença de imigrantes japoneses, a comunidade nikkei realiza inúmeros festivais.
Para falar sobre esse tema, a próxima live do Bunka Matsuri, nesta quinta-feira (18), conta com a participação especial de Isa Toyota (Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas); Jun Onuki (Seinenkai Acensa – Associação Cultural e Esportiva Nipobrasileira de Santo Amaro); Reinaldo Katsumata (Bunkyo Suzano); Tiago Bomtempo (Ryo Kochi Yosakoi) e Patrícia Takehana (Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), todos ex-bolsistas da Jica (Japan Internacional Cooperation Agency), no curso de Cultura Japonesa.
” A ideia é mostrar esse lado que muitas pessoas não sabem, que o matsuri é um festival com origem religiosa, no qual as pessoas não iam para comer e se divertir, falando das das experiências de quem já esteve em matsuris no Japão, e o que muda para os matsuris daqui”, resume Patricia Takehana, vice-presidente da comissão do Bunka Matsuri 2021.

Cartaz do evento que acontece nesta quinta (arquivo)

Tiago Bomtempo explica que ficou surpreso com a grandiosidade do Festival de Yosakoi de Tóquio, que participou como voluntário durante o curso da Jica. “Eram 110 grupos (a maioria de Tóquio e Kochi, mas tinha até alguns de outros países como Vietnã e Canadá) e o evento acontecia em vários lugares ao mesmo tempo em uma área que deve ser maior que a do Parque Ibirapuera. A cada cinco minutos entrava um grupo diferente na rua para apresentar e todos os que eu vi começaram exatamente no horário que estava na programação. Fiquei espantado porque não consigo imaginar isso no Brasil de jeito nenhum”, lembra Bomtempo.
A live também terá a participação do presidente do Bunkyo, Renato Ishikawa, e do presidente da Abjica – Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Jica – Flávio Nakaoka, que também apoia o evento.

15º Bunka Matsuri
Live “A Origem dos Matsuris”
Data: 18/03 (quinta)
Horário: 20h
www.facebook.com/festivalbunkamatsuri
Apoio: ABJICA

Comentários
Loading...