ESPECIAL/113 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: Mensagem do Primeiro-Ministro do Japão, Yoshihide Suga sobre o ‘Dia da Imigração Japonesa’

Yoshihide Suga, primeiro-ministro do Japão (Cabinet Public Relations Office, the Government of Japan)

YOSHIHIDE SUGA
PRIMEIRO-MINISTRO DO JAPÃO

Gostaria de estender minhas sinceras felicitações a todos os membros da comunidade nikkei pela publicação desta edição especial comemorativa do “Dia da Imigração Japonesa” no Brasil. Também expresso minhas mais profundas condolências aos familiares e pessoas próximas das pessoas que perderam suas vidas, assim como expresso minha sincera solidariedade àqueles que foram afetados e meus melhores votos para sua rápida recuperação.
Foi em 18 de junho de 1908 que o Kasato Maru chegou ao porto de Santos, trazendo os primeiros imigrantes japoneses que partiram do porto de Kobe ao Brasil. Mais de 110 anos passaram-se desde então, e manifesto mais uma vez meu profundo respeito a todos vocês que ainda estão ativos e contribuindo em várias áreas da sociedade brasileira enquanto prezam a cultura e os valores japoneses, e aos nossos antepassados que superaram as dificuldades para se enraizarem na sociedade brasileira.
O Japão e o Brasil têm promovido a cooperação em vários campos. Por exemplo, um dos projetos em que trabalhei pessoalmente foi a introdução do sistema Japão-Brasil de televisão digital terrestre, na qual o Brasil foi pioneiro na América Latina. Acredito que a apreciação da tecnologia japonesa no Brasil levou à adoção deste sistema e que a base disso é a forte confiança na comunidade nikkei no Brasil.
Recentemente, o Governo do Japão decidiu fornecer apoio às instalações médicas e de assistência social de descendência japonesa afetadas pelo novo coronavírus. Apesar das dificuldades de enfrentarmos o vírus, continuaremos a trabalhar em parceria com a comunidade nikkei para um maior desenvolvimento das relações de amizade entre o Japão e o Brasil.
Para finalizar, gostaria de expressar meus sinceros desejos pelo sucesso contínuo dos imigrantes japoneses e do povo nikkei, assim como pelo um maior desenvolvimento da comunidade nikkei no Brasil.

Comentários
Loading...