Mauro Fuke inaugura exposição no Instituto Ling de Porto Alegre

Mostra reúne quatro obras em madeira do escultor, todas feitas entre 2017 e 2021 (Vivafoto)

No ano em que o escultor gaúcho Mauro Fuke celebra seus 60 anos, o Instituto Ling, em Porto Alegre (RS), apresenta, até 30 de dezembro, a mostra individual “O Rio, a Nuvem, o Arquipélago e a Árvore”, com obras inéditas do artista. A exibição reúne quatro obras em madeira do escultor porto-alegrense, todas feitas entre 2017 e 2021. As peças, de acordo com a curadora Neiva Bohns, “foram construídas no ateliê do artista, num processo longo e cuidadoso, seguindo lógicas diversas, em que as ações de conceber, esculpir e montar se apresentam como possibilidades inesgotáveis no processo criativo do artista, sempre mediado pelo raciocínio matemático”.
Além das esculturas de Fuke, a mostra conta com um vídeo-conceito mostrando a rotina do artista em seu estúdio, em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre. Intitulada Gesto Invisível, a produção assinada por Caio Amon foi filmada em setembro deste ano, acompanhando um dia de trabalho do escultor e seus processos de concepção e construção das obras.

Fuke em seu ateliê: escultor trabalha principalmente em madeira (Caio Amon e Maurício Casiraghi)

Mauro Fuke nasceu em Porto Alegre, no ano de 1961, e se formou no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Escultor, trabalha principalmente com madeira. Participou da exposição Como Vai Você Geração 80 e dos Panoramas de Arte no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), sendo premiado no ano de 1988. Realizou diversas exposições pelo Brasil, participou de duas Bienais do Mercosul (1999 e 2005) e executou diversas obras públicas, em locais como a Unicamp (Praça das Bandeiras) e o Aeroporto Salgado Filho.

EXPOSIÇÃO O RIO, A NUVEM, O ARQUIPÉLAGO E A ÁRVORE
ARTISTA: MAURO FUKE
CURADORIA: NEIVA BOHNS
PERÍODO DE VISITAÇÃO:
ATÉ 30 DE DEZEMBRO DE 2021
VISITAS SEM MEDIAÇÃO:
LIVRES, DE SEGUNDA A SÁBADO, DAS 10H30 ÀS 20H
HORÁRIOS COM MEDIAÇÃO:
SEXTAS E SÁBADOS, ÀS 16H E 18H, MEDIANTE AGENDAMENTO PRÉVIO NO SITE DO CENTRO CULTURAL
LOCAL:
GALERIA DO INSTITUTO LING (RUA JOÃO CAETANO, 440 – TRÊS FIGUEIRAS – PORTO ALEGRE/RS)
ENTRADA FRANCA
AGENDAMENTO PARA GRUPOS E ESCOLAS:
SOLICITAÇÕES PELO E-MAIL EDUCATIVO@INSTITUTOLING.ORG.BR OU PELO TELEFONE (51) 3533-5700

Comentários
Loading...