MANGÁ: Exposição itinerante Mangá Hokusai Mangá chega a Brasília

Mostra fica em cartaz até o dia 21 de março na Galeria Vitrine da Caixa Cultural, em Brasília (divulgação)

Promovida pela Fundação Japão em conjunto com a Embaixada do Japão no Brasil, a exposição itinerante Mangá Hokusai Mangá – Abordando o Compêndio do Mestre sob a Perspectiva dos Quadrinhos Contemporâneos – fica em cartaz na Caixa Cultural Brasília até 21 de março.
A mostra está dividida em quatro partes e conta com sete criações exclusivas de artistas de mangá contemporâneos e 38 publicações de referência, em diferentes idiomas, que complementam a mostra.
Convidados especialmente para esta exposição, os artistas produziram obras inspiradas no trabalho do grande mestre Katsushika Hokusai, que completou 260 anos de nascimento em 2020. Ícone da arte japonesa no estilo Ukiyo-e, Hokusai produziu grandes obras aclamadas como “A Grande Onda de Kanagawa”, famosa xilogravura frequentemente reproduzida e reconhecida, e que nesta exposição é revisitada em uma nova versão.
Destaque para as obras originais de um grupo de artistas contemporâneos de mangá, baseados em Hokusai e seu mangá.
Repletas de imaginação descontraída, as obras remetem a uma percepção das expressões em evolução dos mangás, permitindo aos visitantes refletir e comparar obras de diferentes épocas, explorando a diversidade existente em cada uma delas.
A exposição tem a concepção da Fundação Japão, direção de Jaqueline Berndt (Kyoto Seika University), curadoria de Yu Ito (International Manga Research Center, Kyoto International Manga Museum) e direção de arte de Shin Sobue.
Para garantir o conforto e a segurança do público no contexto da pandemia de Covid-19, é obrigatório o uso de máscara e o distanciamento mínimo entre os visitantes. Há, ainda, limitação do número de pessoas na galeria e do tempo de visitação, de uma hora por pessoa.
Vale destacar que devido à atual pandemia do novo Coronavírus, poderá ocorrer alteração ou cancelamento sem prévio aviso. Também é importante que sejam conferidas as medidas de atendimento e segurança estabelecidas em cada local de exposição previamente.

Sobre Katsushika Hokusai – Katsushika Hokusai nasceu na antiga região de Edo, onde hoje está a cidade de Tóquio, no Japão, em 1760. Conhecido pelo estilo ukiyo-e de pintura, semelhante à xilogravura japonesa, é autor da famosa obra “A Grande Onda de Kanagawa”, que retrata uma enorme onda ameaçando a embarcação de pescadores. Outra obra importante do artista é uma série de xilogravuras “Trinta e Seis Vistas do Monte Fuji”.
Hokusai também é o responsável pela criação do “Hokusai Mangá”. Por meio do estudo de movimentos e expressões, conseguiu representar a realidade em caricaturas. Esta obra deu origem ao mangá existente atualmente e influencia ainda hoje histórias em quadrinhos no mundo inteiro.

Mangá Hokusai Mangá – Abordando o Compêndio do Mestre sob a Perspectiva dos Quadrinhos Contemporâneos
Quando: Até 21 de março de 2021
Onde: Galeria Vitrine – Caixa Cultural Brasília (SBS, Quadra 4, Lotes 3/4 – Edifício anexo à matriz da Caixa)
Horário de visitação: De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada gratuita
Agendamento:
com hora marcada pelo WhatsApp (61) 99246-3993 ou pelo telefone (61) 3206-6456
Mais informações:
http://www.caixacultural.com.br/SitePages/unidade-home.aspx?uid=1

Comentários
Loading...