LIVRO: Lançamento do livro Vozes Nikkeis reúne convidados, autores e ex-bolsistas

A Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei realizou no dia 25 de março o lançamento oficial do livro Vozes Nikkeis, um projeto com apoio institucional do Consulado-Geral do Japão em São Paulo. O lançamento aconteceu em formato virtual, reunindo cerca de 60 convidados.
O livro nasceu do propósito dos ex-bolsistas de compartilharem suas experiências no Japão, vivenciadas durante a bolsa oferecida pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros do Japão e para estimular uma reflexão sobre os valores nikkeis.
Por meio de um painel, cinco ex-bolsistas (André Kondo, Ivan Nisida, Fernanda Gushken, Patricia Murakami e Yuri Ywata) com coordenação de Fernando Matsumoto e mediados por Cláudia Nakazato, conversaram sobre oito valores nikkeis: Responsabilidade, Aprendizado, Integridade, Coletividade, Perseverança, Gentileza, Gratidão e Respeito.
Mas somente falar não era suficiente, e o projeto incluiu um workshop de criação literária. Todos os participantes foram convidados a escrever crônicas. As melhores peças foram selecionadas para compor uma antologia, com textos pessoais e emocionantes de 36 autores.

Fernando Matsumoto, um dos coordenadores do Vozes Nikkeis (divulgação)

“Mais do que uma simples antologia de crônicas, o livro Vozes Nikkeis reuniu histórias de vidas, as vozes do passado e do presente, para serem registradas e lidas por uma voz do futuro, que poderá aprender e principalmente, se identificar com as dores e alegrias do autor de cada crônica. Essa leitura trará reflexão e principalmente o autoconhecimento, e se isso ocorrer, todo o nosso projeto cumpriu o seu objetivo. Essa experiência foi fantástica, pelo presente, que é trazer o seu coração para uma folha de papel e porque você eterniza o que escreve”, afirmou Fernando Matsumoto, que foi um dos coordenadores do projeto, ao lado de André Kondo e Fernanda Gushken.

Cônsul para Assuntos Políticos e Gerais, Hiroyuki Ide (divulgação)

Networking nikkei – “Foi um grande prazer participar desse lançamento, organizado pelos jovens da associação; este projeto faz parte do Programa de Apoio à Formação de Networking Nikkei, promovido pelo governo do Japão com o objetivo de aumentar a rede de contatos entre os jovens, e foi uma ótima oportunidade para aprofundar e compartilhar o entendimento sobre os valores nikkeis, e isso ajuda até a nós, japoneses, a relembrar e refletir. Espero que essa seja uma preciosa oportunidade para a reflexão sobre os valores nipo-brasileiros, e que a formação de networking nikkei ganhe cada vez mais impulso”, comentou o Cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Hiroyuki Ide.
Ao iniciar sua fala, André Kondo, bolsista 2020, leu o nome de todos os 37 autores. “Nesse momento de pandemia e isolamento, em que muitos nos sentimos sozinhos, um livro como este serve para nos mostrar o oposto: somos todos nikkei, e isso para mim e todas as pessoas que escreveram esse livro é motivo de orgulho, alegria e sobretudo esperança, porque aqui não estão apenas as nossas palavras, mas também todos os nossos milhares de antepassados. Percebo muito a presença do ditian e da batian, que foi tantas vezes repetido nesse livro. Fiquei muito emocionado com cada história, cada crônica escrita aqui. Não escrevemos aqui uma história qualquer, mas uma parte importante desse livro que se chama vida”, relatou.

Fernanda Gushken, bolsista de 2020 (divulgação)

Aprendizado – A bolsista 2020 Fernanda Gushken finalizou o cerimonial do evento. “Hoje é um dia muito especial, motivo de orgulho para todos os familiares, que ficaram felizes e orgulhosos de ver um pouco da sua história nesse livro. Já foram mais de 200 downloads e 100 exemplares físicos. A concretização do projeto trouxe não só para Associação, mas também para os autores, um aprendizado muito além de transmitir as memórias e os valores nikkeis que aprendemos em família e viajando ao Japão. Podemos gerar uma inspiração que vai além do público nikkei, de uma forma a fazer a nossa sociedade brasileira ser cada dia melhor”, sugeriu.

Tério Uehara, presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas (divulgação)

Protagonismo – “Para finalizar, gostaria de pedir a todos que leiam o livro Vozes Nikkeis, que é fruto de muita reflexão por parte dos autores e, principalmente, muita transcrição de todos os sentimentos dos seus corações. Espero que esse projeto e o livro marquem as suas vida, muito mais do que na posição de meros leitores, mas como protagonistas da incrível jornada da vida. Peço a todos aqui que prestem muita atenção às suas vozes internas. Essas vozes internas, podem vir na forma de grito ou de sussurro, mas todas vêm do fundo do coração e precisam ser registradas. Dia após dia, num registro contínuo. Após diversas crônicas escritas diariamente, vocês terão concluído o mais belo de todos os livros existentes. E esse seu livro já tem título. Se chamará: Vida. Parabéns a todos os autores, e aos organizadores do projeto”, encerrou Tério Uehara, presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei.

Comentários
Loading...