KARAOKÊ: Sucesso de audiência, 25º Taikai Grêmio Musical Yoshiko Yamada reuniu cerca de 570 cantores

thumbnail of Sensei Yoshiko Yamada com o seleto grupo de apresentadores Show à parte
Sensei Yoshiko Yamada com o seleto grupo de apresentadores. Show à parte (divulgação)

Realizado nos dias 29 e 30 de maio, o 25º Karaokê Taikai do Grêmio Musical Yoshiko Yamada contou com a participação de 572 cantores oriundos de quase todo o Brasil e até de outros países, como Paraguai e Japão. Foram 10 cantores com idade acima de 90 anos e envolvimento de 91 associações.
Segundo Rosana Sasaki – que coordenou o evento ao lado de Roberto Akita – um dos destaques ficou por conta do seleto grupo de apresentadores – que reuniu Ayako Kamimura, Lincon Hayashi, Kazue Takahira, Keny Morita, Kinue Honda, Mario Koba, Naomi Maeda, Nelson Okamura, Roberto Akita, Rosana Sasaki e Yasuko Watanabe – que também foram responsáveis por belas apresentações.
“Tivemos uma frequência de audiência com 500 visualizações durante a transmissão e picos na audiência com entrevista com a sensei Yoshiko Yamada e o coral”, disse Rosana, lembrando que a produção, “com a mais alta tecnologia digital” ficou a cargo da competente BKC Produções. “Chegamos a alcançar 6.700 visualizações em um único dia”, comemora Rosana, explicando que “mesmo na pandemia, o Grêmio Musical não deixou de se atualizar e com coragem e engajamento de alunos e amigos lançou mais esta edição do Taikai Yoshiko Yamada Grêmio Musical”.

Nodojiman – Para os que não são familiarizados com o karaokê, a professora Yoshiko Yamada nasceu em 1952, na capital paulista. Filha de pai japonês profissional da música – tocava shakuhati (flauta de bambu) – e mãe cantora, era caçula de seis irmãs. Desde criança já cantava nos concursos que existiam nas associações da colônia japonesa.
Em 1978, incentivada pela irmã Alice Gimbara, se candidatou ao Nodojiman Taikai (Concurso Musical) da extinta TV Japan Pop Show e foi consagrada a grande campeã.
A partir daí, sua carreira artística na música alavancou com convites para participar cantando shows. Rosana lembra que “infelizmente, não a deixaram mais participar dos Karaokês Taikais”. “Assim abriu sua própria escola musical. Indo de escolas em escolas primárias para oferecer aulas de canto, iniciou com ensinamentos às crianças e em 1996 lançou seu próprio Concurso Musical: Karaokê Taikai Yoshiko Yamada Gremio Musical”, conta.
Em 1990, contraiu matrimônio com Milton Kenzo Yamauti, onde juntos trabalham no Grêmio Musical que leva seu nome, sendo Milton responsável pela confecção dos CDs dos cantores e ela auxiliando na adaptação e ajuste nos tons das músicas, onde mantém um repleto repertório de músicas e playbacks.
“Com carisma e respeito comprovado nacionalmente, Sensei Yoshiko Yamada é considerada professora e jurada Senpai (sênior)”, conclui Rosana.

Comentários
Loading...