JOIAS QUE NADAM: Parque Maeda recebe 10ª Exposição Brasileira de Nishikigoi Juvenil

Carpa é considerada “joia viva” (arquivo pessoal)

A Associação Brasileira de Nishikigoi (ABN) realizará nos dias 27 e 28 deste mês, no Parque Maeda, em Itu (SP), a 10ª Exposição Brasileira de Nishikigoi Juvenil 2021. Segundo o presidente da associação, Lonney Onishi, o evento deve reunir cerca de 350 exemplares de 14 expositores. A diferença para a exposição de carpas adultas, conta Lonney, é que na juvenil o peixe pode medir até 40 bu (ou 40 centímetros), independente da idade.
Um dia antes da abertura da exposição haverá um concurso para eleger as campeãs. O julgamento estará a cargo de Lonney e Ricardo Haruo Ishiki – ambos juízes credenciados pela Zen Nippon Airinkai (ZNA), sediada no Japão, avaliarão Os critérios são os mesmos adotados em um concurso de carpas adultas, ou seja, os juízes levam em consideração a estampa, o tamanho, a nitidez da cor e a elegância ao nadar.

Os juízes Ricardo Haruo Ishiki e Lonney Onishi (de happy) (arquivo pessoal)

Além da beleza, Lonney observa que as carpas são conhecidas por sua longevidade. “No Japão, elas podem viver até 200 anos”, afirma, lembrando que, nos dois dias, haverá venda de kois a partir de R$ 20.
Segundo ele, a criação em si não é cara – basta ter um tanque apropriado pois a carpa pode atingir até 80 centímetros e a ração pode ser encontrada em casas especializadas. Lonney explica que, mesmo no Brasil, a admiração pelas joias vivas – como são chamadas pelos colecionadores – tem aumentado nos últimos anos, principalmente entre os não descendentes de japoneses.

10ª Exposição Brasileira de Nishikigoi Juvenil
Quando: dias 27 e 28, sábado, das 10 às 18h e domingo, das 9 às 16 horas
Onde: Parque Maeda (Itu)

Comentários
Loading...