Japão promete empréstimo de 9 bilhões de ienes ao Paraguai para o fornecimento estável de eletricidade

08/01/2021 – 14:39:17 JST – TÓQUIO – O Japão estenderá empréstimos de 9,29 bilhões de ienes (US$ 89 milhões) ao Paraguai para ajudar a construir um sistema de fornecimento de eletricidade estável e eficaz, disse o Ministro das Relações Exteriores Toshimitsu Motegi durante sua viagem ao país sul-americano na sexta-feira, horário do Japão.

O Ministro das Relações Exteriores japonês Toshimitsu Motegi (Esquerda) encontra-se com seu colega argentino Felipe Carlos Sola, em Buenos Aires, em 7 de janeiro de 2021. (Foto gentilmente cedida pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão)(Kyodo)

“Espero que este tipo de cooperação ajude a melhorar o ambiente de investimentos do Paraguai”, disse Motegi em uma entrevista coletiva conjunta online com o colega paraguaio Federico Gonzalez, em Assunção.

“Como o equilíbrio de poder na comunidade internacional está mudando rapidamente, é necessário fortalecer ainda mais a coordenação para melhorar uma ordem internacional livre e aberta baseada no Estado de Direito”, disse Motegi, que também fez uma visita de cortesia ao presidente paraguaio Mario Abdo Benitez durante sua estada.

Gonzalez saudou a cooperação bilateral nas áreas de desenvolvimento de infra-estrutura, ciência e tecnologia.

No início do dia, Motegi esteve na Argentina, onde confirmou com o presidente argentino Alberto Fernandez e o colega Felipe Carlos Sola planos para fortalecer os laços bilaterais nos campos do comércio e investimento, disse o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

Motegi pediu à Argentina que melhore seu ambiente de negócios, observando que as empresas japonesas continuam a investir no país mesmo em meio à nova pandemia de coronavírus, disse o ministério.

Após visitas ao México, Argentina e Paraguai desde terça-feira, Motegi também viajará para o Brasil, Senegal e Quênia até 14 de janeiro.

Ele planejou inicialmente visitar também a Nigéria, mas cancelou a parada depois que uma nova cepa do novo coronavírus foi detectada no país da África Ocidental.

==Kyodo

Comentários
Loading...