Japão, EUA planejam construir um posto avançado em órbita lunar

KYODO NEWS, onde você pode ler as últimas notícias do Japão, se tornará um serviço pago a partir de fevereiro de 2021. Somente os assinantes Web podem lê-lo. Por favor, torne-se um assinante.

13/01/2021 – 15:30:48 JST – TÓQUIO – O Japão e os Estados Unidos disseram na quarta-feira que lançaram formalmente um plano para construir um posto avançado em órbita lunar, uma parte fundamental de um programa liderado pela NASA para pousar astronautas na Lua até 2024.

O Japão fornecerá conhecimentos técnicos especializados na construção do portal, a ser usado pelos astronautas como base para o programa de exploração lunar Artemis, sob o memorando de entendimento entre o Japão e a Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço assinado no final de dezembro, disse o Ministério das Relações Exteriores do Japão.

“O fortalecimento de nossas parcerias e compromissos internacionais com a Artemis coloca a humanidade em um caminho sólido para atingir nossos objetivos comuns de exploração lunar sustentável até o final desta década”, disse o administrador da NASA Jim Bridenstine em um comunicado.

Sob o acordo, a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão fornecerá dispositivos para um sistema de suporte de vida e controle ambiental, equipamentos de ar condicionado e baterias para a base Gateway, que abrigará os alojamentos, laboratórios e portos de atracação que os astronautas utilizarão.

Através do programa Artemis, também envolvendo a Agência Espacial Européia e a Agência Espacial Canadense, a NASA planeja aterrar a primeira mulher e o próximo homem na Lua até 2024 e estabelecer uma exploração sustentável da superfície lunar com seus parceiros comerciais e internacionais até 2028.

O último memorando dá seguimento à declaração conjunta assinada entre o Japão e os Estados Unidos em julho de 2020 para a cooperação na exploração lunar. O documento dizia que os dois lados teriam como objetivo proporcionar aos astronautas japoneses oportunidades de trabalhar no Gateway.

==Kyodo

Comentários
Loading...