Japan House São Paulo apresenta instalação com 9 mil balões

Eric Klug explica que os balões foram enchidos e pendurados “um a um” sob supervisão dos artistas (Aldo Shiguti)

Depois de visitar a exposição “Equilíbrio”, da dupla japonesa Daisy Balloon – formada pela especialista em balões, Rie Hosokai; e pelo diretor de arte e designer gráfico, Takashi Kawada – que fica em cartaz até o dia 28 de novembro no andar térreo da Japan House São Paulo, o visitante certamente sairá com outro conceito sobre decoração com balões. Além de, literalmente, se sentir mais leve. Pela primeira vez na América Latina, a dupla, conhecida pelas obras de grande impacto visual que encantam ao redor do mundo, se inspirou nos ciclos da natureza para criar a obra que cuja proposta é se transformar com o passar das semanas, marcando a inevitabilidade da passagem do tempo.
Com 11 metros de comprimento e mais de três de altura, a obra idealizada exclusivamente para a área expositiva do térreo (site specific) da Japan House São Paulo traz 9 mil balões desenvolvidos em conjunto com a Yokohama Balloon Co. Ltd. Os balões são cobertos com uma camada externa de película polarizada e quando a luz incide na instalação, revela-se no espaço expositivo um espectro de cores imanentes em um efeito semelhante ao da aurora boreal.
O formato orgânico da obra também chama atenção e causa uma contraposição aos materiais sintéticos. “A forma da instalação sugere o percurso do ciclo da água, como se os balões fossem gotículas de água e nuvens subindo no ar para se transformar em chuva e precipitar de volta ao chão”, explica Natasha Barzaghi Geenen, curadora da exposição e diretora Cultural da Japan House São Paulo.

Um a um – Segundo o presidente da JHSP, Eric Klug, inicialmente eram 7 mil balões que durante a montagem viraram 9 mil. Todos enchidos um a um e pendurados também um a um. Ele explica que os balões foram testados e devem aguentar meses, mas a tendência é que eles se modifiquem com o passar dos tempo. “Eles estarão cheios até o final da exposição, mas com um aspecto um pouquinho diferente até para mostrar como nós envelhecemos, como a terra envelhece e, como a natureza sofre mutações, a exposição também sofrerá essas mutações”, conta Klug, explicando que “é uma maneira de você ver o tempo passar, mas de forma sustentável e equilibrada, que é o título da exposição”, destaca, acrescentando que os balões foram criados especialmente para a galeria da Japan House no Japão e enviados juntamente com os diagramas. “A montagem foi feita pela nossa equipe sob supervisão dos dois artistas”, explica. Ou seja, nada está la por acaso.
Segundo ele, “a instalação oferece uma experiência sensorial que é alterada pela luz – os balões refletem a luz que é emitida pelos refletores- e até um pequeno vento que circula pela galeria também movimenta os balões e dá essa sensação de um ciclo da terra, um ciclo da água”. “Então, pode parecer gotas caindo, mas são ciclos da terra e esse equilíbrio da natureza que a gente tanto almeja está aqui representado”, diz.

Nenhum balão está colocado de forma aleatória, diz Eric Klug (Aldo Shiguti)

Acessibilidade – A exposição “Equilíbrio” conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição, libras e elementos táteis, além de uma proposta de mediação especial desenvolvida pela equipe do Educativo da Japan House São Paulo. Inclusive, a instituição acaba de receber o Selo de Acessibilidade Arquitetônica, concedido pela Prefeitura de São Paulo, via Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo. A mostra também irá ocupar as redes sociais da instituição, trazendo conteúdos especiais sobre o projeto no ambiente virtual, como palestras e conteúdos exclusivos sobre os artistas.

“Equilíbrio” – DAISY BALLOON
Período: Até 28 de novembro de 2021
Térreo
Entrada gratuita
Reserva online antecipada (opcional):
https://agendamento.japanhousesp.com.br/
A exposição conta com recursos de acessibilidade.

Japan House São Paulo –
Avenida Paulista, 52
Horário de funcionamento:
Terça a sexta-feira, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados | das 9h às 18h
Entrada gratuita
※Devido ao coronavírus, a casa está funcionando com capacidade reduzida. Para mais informações, acesse o site da Japan House São Paulo.

Comentários
Loading...