HOMENAGEM AOS ANTEPASSADOS: Registro realiza Tooro Nagashi com programação cultural online e Praça de Alimentação presencial

Quarta geração de descendentes de japoneses em Registro participa da cerimônia do Tooro Nagashi (Wagner Assanuma)

Com a melhora nos indicadores da pandemia e a liberação de eventos com controle de público no Estado de São Paulo, a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Registro (Bunkyo) e a Nicherenshu Emiyoji do Brasil realizam, de 30 de outubro a 2 de novembro, a 67ª edição do tradicional Tooro Nagashi. A tradicional festividade de Registro e do Vale do Ribeira, que tem como objetivo principal homenagear as almas dos antepassados, servirá também como evento-teste para a retomada do público em Registro.
O Tooro Nagashi de Registro normalmente acontece em dois ou três dias. Este ano, no entanto, aproveitando que o Finados cai numa terça-feira, o evento acontece em quatro dias e em formato híbrido, sendo a cerimônia religiosa e toda a programação cultural em formato digital, com transmissão ao vivo por meio dos canais oficias do Bunkyo.

Missa – A missa, celebrada pela monja Mioho Ishimoto, do Templo Nichirenshu, foi gravada na capital paulista no último dia 22 com a presença do presidente do Bunkyo de Registro, Irineu Kawajiri; do diretor de Eventos da entidade e coordenador do Tooro Nagashi, Dilson Tsunoda, e do prefeito Nilton José Hirota da Silva.
A exemplo do ano passado, quando a monja também não pôde estar presente por conta da pandemia, houve uma purificação simbólica das águas do rio Ribeira de Iguape que foi captada e devolvida pelos organizadores.
Já a programação cultural, que será apresentada das 16 às 18h30 do dia 2 de novembro, terá taikô, minyo e concurso de cosplay. A apresentação estará a cargo do cantor Joe Hirata, que também estará interpretando alguns de seus maiores sucessos.

Medidas sanitárias – Segundo Dilson Tsunoda, a parte gastronômica receberá público presencial na Praça Beira Rio, sendo obrigatória a apresentação da comprovação de vacina para o acesso ao local. Na entrada da área, que será toda cercada, será realizada triagem por voluntários do curso de Enfermagem da Unisep (Faculdades Integradas do Vale do Ribeira), com aferição de temperatura, para garantir as restrições e os protocolos sanitários, como uso de álcool gel.
É obrigatório o uso de máscara e o respeito ao distanciamento social durante a permanência no recinto, que terá capacidade para cerca de 1200 pessoas – público rotativo. De acordo com o coordenador, as cerca de 20 barracas de alimentação – praticamente metade do que são montadas nas edições normais – ocuparão metade da praça para permitir uma maior circulação de pessoas.
O público esperados nos quatro dias é de 10 mil pessoas – também metade do que o evento costuma receber. O ponto alto da festa está programado para às 19 horas de terça-feira, 2, quando acontece a tradicional soltura dos tooros (barquinhos), que este ano foram confeccionados pelo Seinen (Departamento de Jovens).

Homenagem – Na edição passada, quando foi realizada uma edição online especial, foram confeccionados cerca de 200 tooros. Este ano, cerca de mil tooros devem colorir as águas do rio Ribeira de Iguape. Quem quiser pode adquirir seu barquinho por R$ 25 cada (o pagamento pode ser feita via PIX com a chave: acnbrgt@uol.com.br) e fazer sua homenagem – o nome pode ser pode ser gravado em português ou japonês.
No Brasil, a cidade de Registro é pioneira na realização do Tooro Nagashi, constituindo-se no maior evento da comunidade japonesa no sul do Estado de São Paulo e uma das mais importantes celebrações do país. Em 2018, quando se comemorou os 110 anos da imigração japonesa no Brasil, o Tooro Nagashi de Registro recebeu a visita do embaixador Akira Yamada, que na oportunidade aproveitou sua passagem por Registro para visitar o Sitio Shimada, onde Dona Ume Shimada comanda uma pequena fábrica de chá artesanal, e a fábrica de chá Amaya – a única grande que sobrou dos anos dourados no Vale do Ribeira, que ficou conhecida como a “capital do chá, disse que ficou emocionado com a cerimônia.

Online – A transmissão será realizada ao vivo pelo Facebook e do YouTube no perfil @BunkyoRegistro, no dia 2/11, a partir das 16 horas.

Praça de Alimentação – Para quem for prestigiar presencialmente a gastronomia na Praça de Alimentação deve comparecer na Praça Beira Rio, no Centro, respeitando a programação de dias e horários: nos dias 30/10 e 1º/11 o espaço funcionará das 18 à 0 hora. Já nos dias 31/10 e 2/11, o atendimento será das 9 à 0 hora.
O 67º Tooro Nagashi de Registro conta com apoio da Prefeitura de Registro, Infovale, Rede Gaal, Crematório Angelus, Amavalese ACER.

Comentários
Loading...