HOMENAGEM: 64ª edição do Prêmio Paulista acontece em outubro no Bunkyo

Em 2008, cerimônia de outorga do Prêmio Paulista teve como palco o Grande Auditório do Bunkyo (arquivo)

Após uma breve interrupção de um ano por conta da pandemia do coronavírus, o Prêmio Paulista – um dos mais longevos e tradicionais eventos da comunidade nipo-brasileira – retorna em 2021 em grande estilo. Em sua 64ª edição, a solenidade terá como palco o Grande Auditório da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – aquela que é considerada a principal entidade representativa da comunidade nipo-brasileira. É a segunda vez desde 2008 que o Prêmio será realizado no Bunkyo. Naquele ano, a 52ª edição, por ocasião do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil, foram homenageados 24 atletas/associações.
Outra novidade é que, diferentemente dos anos anteriores, o Prêmio será entregue no período da manhã, às 10 h, e não à noite, como era de praxe. E o acontecimento já tem data marcada. Será no dia 30 de outubro – um sábado – com a presença de autoridades, dirigentes e representantes da comunidade nikkei.

Reconhecimento – Idealizado pelo extinto Jornal Paulista – que mais tarde se uniria com outro tradicional jornal da comunidade nipônica, o Diário Nippak, dando origem ao Nikkey Shimbun (em japonês) e Jornal Nippak (em português), que a partir da fusão, em 1998, encamparam a sua realização – o Prêmio Paulista tem como objetivo valorizar e incentivar novos talentos nikkeis e reverenciar o trabalho de dirigentes abnegados nas áreas esportiva, cultural e social que contribuem e contribuíram em prol da comunidade nipo-brasileira através da divulgação e preservação da cultura japonesa
Por isso, como acontece todos os anos, os homenageados são indicados por suas respectivas, entidades, associações e clubes.
Na categoria Esportes, além das tradicionais modalidades trazidas pelos imigrantes pioneiros, como o beisebol, softbol, judô e karatê – que fizeram parte da programação dos Jogos Olímpicos de Tóquio – serão premiados também destaques nas categorias Cultural e Social. Além dessas três categorias, a Comissão Organizadora também estará concedendo o “Prêmio de Honra Nikkei” àqueles que se destacaram na sociedade brasileira e na comunidade nikkei, pelos serviços prestados em prol do desenvolvimento do país e da sociedade.
Na categoria Esportes, já foram homenageados com o Prêmio alguns dos principais nomes do esporte amador brasileiro, entre eles o ex-mesa-tenista e hoje técnico da seleção brasileira feminina de tênis de mesa Hugo Hoyama, que participou de 6 Olimpíadas e 7 Jogos Pan-Americanos – conquistou 15 medalhas em Jogos Pan-Americanos, sendo 10 de Ouro, 1 de Prata e 4 de Bronze – além de 18 participações em Campeonatos Mundiais.
Também já foram homenageados o ex-sumotori Cláudio Ikemori, Campeão Mundial na categoria meio-leve em 2003 e a ex-judoca Vânia Ishii – filha de Chiaki Ishii (primeiro brasileiro a conquistar uma medalha olímpica para o judô, bronze, nos Jogos de Munique, em 1972, e primeiro nikkei a fazer parte do Hall da Fama do COB), além do técnico de futebol Wagner Lopes, brasileiro naturalizado japonês que defendeu a seleção nipônica na Copa do Mundo da França, em 1998.
Em 2019, quem recebeu o Prêmio Especial foi o ex-jogador e hoje comentarista Cesar Sampaio, que durante muito tempo atuou no futebol japonês – de 1995 a 1998 no Yokohama Flugels (onde foi campeão da Supercopa Asiática, em 1995, e da Copa do Imperador, em 1998); em 2002, No Kashiwa Reysol; e de 2003 a 2004 no Sanfrecce Hiroshima.

Câmara Municipal de São Paulo recebeu as últimas edições (arquivo)

Segurança – Importante frisar que o Prêmio Paulista ocorrerá seguindo as normas de higiene estabelecidas pelas autoridades sanitárias, com álcool gel, uso obrigatório de máscara e distanciamento social.

64º PRÊMIO PAULISTA
Quando: Dia 30 de outubro, a partir das 10 horas
Onde: Grande Auditório do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social): Rua São Joaquim, 381
Informações pelo telefone:
11/3340-6060

Comentários
Loading...