Haicai Brasileiro: Como fosse a primeira vez (2)

Quando fazemos parte de um grupo de composição de haicai, seja através de encontros, seja de forma virtual, seja também através de colunas como neste jornal, devemos acima de tudo criar uma disciplina rígida para incrementar a composição. Para aqueles que não têm compromisso com grupo algum, são livres, a tarefa é mais complicada. Assumir compromissos não agrada a muitos. Bem nesta linha, queremos compor apenas quando temos vontade, independente das obrigações de grupo.
Acho que o haicai é uma composição de grupo. Sempre fazemos parte de um determinado grupo de interesse comum. Por isso, devemos seguir o que o grupo propõe. Se a coluna pede que apresentemos composições com três kigôs, assim devemos agir sem questionamentos. Esta é uma oportunidade para exercitar a composição. Ainda que um dos kigôs possa não agradar, vou me dispor a compor. Não somente um ou dois, se possível, vários.
Se podemos compor haicais com a sugestão de três kigôs por mês, esta é a disciplina a ser exercida. Apenas através do treinamento constante, podemos nos considerar haicaístas. Ou seremos tão somente compositores de haicai esporádicos.

Comentários
Loading...