GASTRONOMIA JAPONESA: Marlene Fukushima ensina preparar tofu frito com caldo

O tofu, ou queijo de soja, é muito conhecido e apreciado pelo seu sabor e suas propriedades nutritivas (divulgação)

No próximo vídeo de Gastronomia Japonesa da Comissão de Divulgação de Gastronomia Japonesa do Bunkyo, a chef Marlene Fukushima ensinará a preparar o aguedashi dofu, o tofu frito com caldo.
O tofu, ou queijo de soja, é muito conhecido e apreciado pelo seu sabor, versatilidade e propriedades nutritivas. Sua origem é incerta, mas presume-se que ele tenha sido criado na China, durante a dinastia Tang (618 a 906), e com o tempo, sua produção e consumo se difundiram pela Ásia até conquistar o mundo.
Dizem que o tofu chegou ao Japão no Período Nara (710 a 784), mas o primeiro registro escrito sobre este alimento consta em documento de 1183. Na época, ele era restrito à elite, formada por nobres, samurais e monges e só no período Edo (1603 a 1868) tornou-se acessível ao povo.
E foi nessa época que o aguedashi dofu foi criado por um restaurante tradicional de Tóquio, chamado “Aguedashi”.
O modo de preparar é simples mas o resultado surpreende. Além de aprender a fazer uma ótima opção para os dias mais frios do outono, você ainda pode concorrer a sorteios de kits da Sakura e Hirota Food Supemercados. Para participar basta estar atento(a) à pergunta que será feita no dia da transmissão – no próximo dia 10, às 20h – e enviar a resposta até às 23h59 do dia 11 de junho com o nome completo para o e-mail: relacionamento@bunkyo.org.br. O ganhador deverá retirar o brinde na sede do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381 – Liberdade – SP/SP)

Comentários
Loading...