GAIMUSHO KENSHUSEI: Associação Brasileira e Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas lançam e-book de projetos do XVII Encontro

Embaixadores e autoridades presentes na live de lançamento (divulgação)

A Associação Brasileira e a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei realizaram, no dia 20 de outubro, live de lançamento do e-book de projetos do XVII Encontro Latino-Americano, realizado de 3 a 5 de novembro de 2020, em formato virtual. Durante o Encontro, a Associação Latino-Americana de Ex-Bolsistas de Gaimusho e a Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei convidaram todos os participantes do encontro a compartilharem os dados de seus projetos, realizados entre os anos de 2018 a 2020, com o intuito de mapear as realizações de ex-bolsistas em seus respectivos países.
Todo o material recebido foi compilado neste e-book lançado no dia 20 de outubro durante a live.
Foram recebidos 27 projetos, provenientes de 7 países: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, México, Paraguai e Venezuela. Os projetos abrangem áreas diversas como: agricultura, comunicação, empreendedorismo, cultura, identidade nikkei, educação, encontros e programas para integração de nikkeis, saúde, tecnologia e com impacto social direto.
A publicação ainda conta com mensagem do embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada; bem como do presidente da Associação Latino-Americano de Ex-Bolsistas do Gaimusho Kenshusei – Gestão 2019-2020, Kihatiro Kita; do presidente da Associação Brasileira de Ex-Bolsistas Gaimusho Kenshusei – Gestão 2020-2021, Tério Uehara; do coordenador do 17.º Encontro Latino-Americano, Alexandre Kawase e do coordenador do Painel de Projetos, André Kondo. Todo o conteúdo do livro foi publicado em português e espanhol, em traduções realizadas pela equipe da Arsetofficium.
O objetivo deste e-book é o de divulgar projetos bem sucedidos, que poderão ser replicados em outros países, não apenas por ex-bolsistas, mas pela comunidade em geral.

Despedida – Durante a live de lançamento a Associação Brasileira se despediu do embaixador Akira Yamada, que está deixando o cargo após uma estadia de pouco mais de quatro anos como diplomata. Yamada também foi um dos principais responsáveis pela retomada, em 2013, da bolsa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que sofreu uma interrupção entre 2009 e 2012. Na época, Yamada era diretor de Assuntos da América Latina e Caribe.

Despedida – Coube ao ex-presidente da Associação Brasileira, Tério Uehara, ler a mensagem de agradecimento em nome da associação. Ele destacou alguns acontecimentos envolvendo o Brasil e o Japão nesse período. Entre eles, citou os 110 Anos da Imigração Japonesa no Brasil e os 125 Anos do Tratado de Amizade, Comércio e Navegação, bem, como episódios históricos como o início da Era Reiwa com a entronização de Sua Majestade, imperador Naruhito, e mais recentemente os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio.
E destacou, “especialmente para os kenshuseis”, a atuação decisiva na retomada do programa de bolsa, que, “além de trazer mais ânimo e motivação para a nossa associação, fomentou a integração entra as diversas lideranças latino-americnas e o Japão”. “A exemplo do memorável 17º Encontro Latino-Americano realizado no ano passado e que contou com a participação de bolsistas dos 11 países, apoio da Embaixada do Japão e colaboração de Vossa Excelência, que foi decisiva não só para este evento mas para crescimento e fortalecimento da nossa associação”, disse Tério Uehara

Bolsista honorário – O embaixador, por sua vez, parabenizou pelo lançamento do livro e afirmou que, como embaixador, está trabalhando no Brasil há apenas quatro anos. “Mas tenho trabalhado há mais de 40 aos com a comunidade nikkei da América Latina e Caribe e como funcionário do Ministério dos Negócios Estrangeiros, sempre estive envolvido com o Gaimusho Kenshuei de vários lugares em várias épocas”.
E terminou sua fala explicando que “gostaria de continuar trocando opiniões e continuar colaborando de várias maneiras, como ex-bolsista honorário”, finalizou Yamada.

Comentários
Loading...