FRUIT SANDO (フルーツサンド): Sanduíches típicos do Japão recheados que proporcionam ‘refrescância’

Para um bom café da manhã ou um lanchinho da tarde, o comum, no Brasil, é optar por algumas frutas ou sanduíches com frios e geleias, contudo, no Japão, tudo virou uma grande mistura, já que para os japoneses há os populares fruit sando, os sanduíches de frutas que mesclam o sabor simples dos pães à refrescância das frutas.
Encontrar essas delícias em terras nipônicas é algo fácil, da mesma forma que fazê-las para si ou para visitas, já que basta ter os ingredientes necessários, para então realizar a receita em poucos minutos.
Assim, o fruit sando é um tipo de lanche que pode ser apreciado com um bom chá em tardes ensolaradas, uma vez que apresenta certa leveza no sabor, textura e boa digestão, proporcionando uma sensação de “quero mais”.

Origem do fruit sando

Para preparar, basta ter os ingredientes necessários (Fonte da imagem: Flickr)

Embora o fruit sando pareça uma invenção de criança, devido à sua simplicidade e mistura extravagante, na verdade esse lanche possui teorias que tentam definir a sua origem, ainda, desconhecida.
Uma de suas histórias mais aceitas está associada à Kyoto, uma das cidades com maior número cafeterias com sanduíches de frutas nos cardápios. A partir dessa informação, há a afirmação de que tudo começou com a barraca de frutas Yaoiso (ヤオイソ), fundada em 1869, que passou a elaborar esses modelos de sanduíches antes mesmo da inauguração de sua cafeteria em 1972, inspirado nos lanches de uma Fruit Lounge de Osaka que disponibilizava pães recheados com chantilly e nozes. Assim, tendo as suas frutas como ponto forte, o proprietário de Yaoiso criou guloseimas semelhantes que levavam ingredientes frescos e refrescantes, passando a promover seu negócio com um grande diferencial e o uso de pão ocidental.
Outra teoria diz a respeito de Senbikiya (千疋屋), primeira loja de frutas em Tóquio (1868), isso porque é uma refeição popular facilmente encontrada em diversos cafés e lojas da prefeitura, contudo não possui registros que a confirmem.
Além disso, há mais algumas hipóteses que relacionam o fruit sando ao contato do japonês com o estrangeiro, já que com os negócios entre o Japão e outros países houve o acesso às frutas que, até então, eram consideradas raras e caras no arquipélago. Dessa forma, foram feitos os lanches de frutas tanto para proveito da população quanto para oferecer o melhor serviço aos ocidentais, desacostumados ao sabor oriental. Esse sanduíche também pode ter sido elaborado com o intuito de acostumar o paladar japonês aos gostos exóticos de outras regiões, mas sempre mantendo um sabor característico nipônico, percebido tanto no creme quanto na massa de seu pão.

Receita

Fruit sando é um lanche que pode ser apreciado com um bom chá (Fonte da imagem: Flickr)

Ao observar um fruit sando, sua receita parece a mais prática e simples de fazer, assim como um lanche qualquer que leva pão e recheio. Apesar disso, para um sanduíche de frutas bem elaborado, é importante seguir algumas dicas, para que, assim, não ocorra de a massa ficar úmida.
Logo, sendo um iniciante, o mais indiciado é o uso de frutas com baixo teor de umidade, como por exemplo a banana e os morangos. Então, a primeiro momento, evite as mangas e melões, pois dessa maneira você estará garantindo uma ótima primeira experiência.

Em seguida, separe alguns ingredientes, como:

  • Fatias de pão de forma ou Shokupan (食パン, pão tradicional de leite com massa fofa e sabor levemente adocicado);
  • Frutas de sua preferência, porém não muito maduras;
  • Chantilly (caso prefira um creme pronto) ou algum outro creme com alto nível de gordura, de modo a garantir um lanche menos úmido.

A princípio, prepare a fruta, tirando o que não será utilizado, como por exemplo a casca e o caroço, e embrulhe em papel de chumbo ou alumínio para que então seja levado à geladeira onde deve permanecer por 1 hora. Após esse período seque o ingrediente, removendo sua umidade superficial.
Em Seguida, bata o chantilly utilizando 50ml de creme fresco gelado e 1 colher de sopa de açúcar. Uma dica de alguns chefs é o uso de leite condensado para tornar o creme mais leitoso e a adição de baunilha a gosto.
Por fim, realize a montagem, a principal etapa da receita que mantém todos os itens no lugar, evitando que haja vazamento, além de proporcionar uma estética muito mais agradável. Para tanto, espalhe o creme no pão, distribua as fatias generosas das frutas na diagonal de modo mais simétrico possível, garantindo equilíbrio entre ambas as partes, e acrescente mais creme sobre e entre as frutas, mas não passe totalmente até as laterais. Feche o sanduíche com a outra fatia de pão, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, pois assim o lanche parecerá mais refrescante e será mais fácil de cortar, necessitando apenas cortar suas cascas e partir na diagonal.
Para não errar o sentido do corte, é indicado riscar o plástico filme com um traço diagonal na forma como deve ser cortado. Assim, o seu fruit sando certamente estará perfeito para consumo.

Variedades do sanduíche de frutas

Leveza no sabor e textura proporcionam sensação de quero mais (Fonte da imagem: Flickr)

Dentre os fruit sando mais comuns, o ichigo sando (いちごサンド, sanduíche de morango) é sempre o mais pedido e oferecido em diversos cafés japoneses, uma vez que disponibiliza o equilíbrio de sabores e textura ideais.
Apesar disso, é possível encontrar e elaborar uma grande variedade desses lanches, desde outro exemplo com um único tipo de ingrediente aos demais recheados com mais de um fruto, como laranja, manga, kiwi, banana e morango, ou seja, alimentos com cores vibrantes e cheias de refrescância ao paladar.
Além disso, inove na estética! Isso porque o fruit sando pode apresentar alguns desenhos formados por suas mais variadas frutas, então que tal tentar uma flor? Basta inserir um morango inteiro e um kiwi fatiado mais fino para representar o cabo da planta.
Assim se divirta ensinando lanches simples às crianças e oferecendo sanduíches diferenciados às visitas que com certeza irão se surpreender.
Caso tenha a possibilidade de experimentar essa delícia em terras japonesas, o mais indicado é a ida ao Daiwa Super, às cafeterias de Kyoto ou às lojas de conveniência, já que essas dificilmente te deixarão na mão ou com a grande vontade de saborear os fruit sando, considerados especialidades em diversos estabelecimentos do Japão.
(Mariana Kisaki)

Comentários
Loading...