FRUIT SANDO (フルーツサンド): Sanduíches típicos do Japão recheados que proporcionam ‘refrescância’
Para um bom café da manhã ou um lanchinho da tarde, o comum, no Brasil, é optar por algumas frutas ou sanduíches com frios e geleias, contudo, no Japão, tudo virou uma grande mistura, já que para os japoneses há os populares fruit sando, os sanduíches de frutas que mesclam o sabor simples dos pães à refrescância das frutas.
Encontrar essas delícias em terras nipônicas é algo fácil, da mesma forma que fazê-las para si ou para visitas, já que basta ter os ingredientes necessários, para então realizar a receita em poucos minutos.
Assim, o fruit sando é um tipo de lanche que pode ser apreciado com um bom chá em tardes ensolaradas, uma vez que apresenta certa leveza no sabor, textura e boa digestão, proporcionando uma sensação de “quero mais”.
Origem do fruit sando

Embora o fruit sando pareça uma invenção de criança, devido à sua simplicidade e mistura extravagante, na verdade esse lanche possui teorias que tentam definir a sua origem, ainda, desconhecida.
Uma de suas histórias mais aceitas está associada à Kyoto, uma das cidades com maior número cafeterias com sanduíches de frutas nos cardápios. A partir dessa informação, há a afirmação de que tudo começou com a barraca de frutas Yaoiso (ヤオイソ), fundada em 1869, que passou a elaborar esses modelos de sanduíches antes mesmo da inauguração de sua cafeteria em 1972, inspirado nos lanches de uma Fruit Lounge de Osaka que disponibilizava pães recheados com chantilly e nozes. Assim, tendo as suas frutas como ponto forte, o proprietário de Yaoiso criou guloseimas semelhantes que levavam ingredientes frescos e refrescantes, passando a promover seu negócio com um grande diferencial e o uso de pão ocidental.
Outra teoria diz a respeito de Senbikiya (千疋屋), primeira loja de frutas em Tóquio (1868), isso porque é uma refeição popular facilmente encontrada em diversos cafés e lojas da prefeitura, contudo não possui registros que a confirmem.
Além disso, há mais algumas hipóteses que relacionam o fruit sando ao contato do japonês com o estrangeiro, já que com os negócios entre o Japão e outros países houve o acesso às frutas que, até então, eram consideradas raras e caras no arquipélago. Dessa forma, foram feitos os lanches de frutas tanto para proveito da população quanto para oferecer o melhor serviço aos ocidentais, desacostumados ao sabor oriental. Esse sanduíche também pode ter sido elaborado com o intuito de acostumar o paladar japonês aos gostos exóticos de outras regiões, mas sempre mantendo um sabor característico nipônico, percebido tanto no creme quanto na massa de seu pão.
Receita

Ao observar um fruit sando, sua receita parece a mais prática e simples de fazer, assim como um lanche qualquer que leva pão e recheio. Apesar disso, para um sanduíche de frutas bem elaborado, é importante seguir algumas dicas, para que, assim, não ocorra de a massa ficar úmida.
Logo, sendo um iniciante, o mais indiciado é o uso de frutas com baixo teor de umidade, como por exemplo a banana e os morangos. Então, a primeiro momento, evite as mangas e melões, pois dessa maneira você estará garantindo uma ótima primeira experiência.
Em seguida, separe alguns ingredientes, como:
- Fatias de pão de forma ou Shokupan (食パン, pão tradicional de leite com massa fofa e sabor levemente adocicado);
- Frutas de sua preferência, porém não muito maduras;
- Chantilly (caso prefira um creme pronto) ou algum outro creme com alto nível de gordura, de modo a garantir um lanche menos úmido.
A princípio, prepare a fruta, tirando o que não será utilizado, como por exemplo a casca e o caroço, e embrulhe em papel de chumbo ou alumínio para que então seja levado à geladeira onde deve permanecer por 1 hora. Após esse período seque o ingrediente, removendo sua umidade superficial.
Em Seguida, bata o chantilly utilizando 50ml de creme fresco gelado e 1 colher de sopa de açúcar. Uma dica de alguns chefs é o uso de leite condensado para tornar o creme mais leitoso e a adição de baunilha a gosto.
Por fim, realize a montagem, a principal etapa da receita que mantém todos os itens no lugar, evitando que haja vazamento, além de proporcionar uma estética muito mais agradável. Para tanto, espalhe o creme no pão, distribua as fatias generosas das frutas na diagonal de modo mais simétrico possível, garantindo equilíbrio entre ambas as partes, e acrescente mais creme sobre e entre as frutas, mas não passe totalmente até as laterais. Feche o sanduíche com a outra fatia de pão, embrulhe em plástico filme e leve à geladeira por pelo menos 3 horas, pois assim o lanche parecerá mais refrescante e será mais fácil de cortar, necessitando apenas cortar suas cascas e partir na diagonal.
Para não errar o sentido do corte, é indicado riscar o plástico filme com um traço diagonal na forma como deve ser cortado. Assim, o seu fruit sando certamente estará perfeito para consumo.
Variedades do sanduíche de frutas

Dentre os fruit sando mais comuns, o ichigo sando (いちごサンド, sanduíche de morango) é sempre o mais pedido e oferecido em diversos cafés japoneses, uma vez que disponibiliza o equilíbrio de sabores e textura ideais.
Apesar disso, é possível encontrar e elaborar uma grande variedade desses lanches, desde outro exemplo com um único tipo de ingrediente aos demais recheados com mais de um fruto, como laranja, manga, kiwi, banana e morango, ou seja, alimentos com cores vibrantes e cheias de refrescância ao paladar.
Além disso, inove na estética! Isso porque o fruit sando pode apresentar alguns desenhos formados por suas mais variadas frutas, então que tal tentar uma flor? Basta inserir um morango inteiro e um kiwi fatiado mais fino para representar o cabo da planta.
Assim se divirta ensinando lanches simples às crianças e oferecendo sanduíches diferenciados às visitas que com certeza irão se surpreender.
Caso tenha a possibilidade de experimentar essa delícia em terras japonesas, o mais indicado é a ida ao Daiwa Super, às cafeterias de Kyoto ou às lojas de conveniência, já que essas dificilmente te deixarão na mão ou com a grande vontade de saborear os fruit sando, considerados especialidades em diversos estabelecimentos do Japão.
(Mariana Kisaki)