EXAME DE PCR-RT: Hospital Santa Cruz adquire máquina de última geração que entrega resultado em até 24h

A máquina adquirida pelo Hospital Santa Cruz: última geração (divulgação)

Como forma de tranquilizar e amenizar a angústia de quem espera pelo resultado do exame de PCR-RT para Covid-19, o Hospital Santa Cruz tem agora uma novidade. Trata-se de uma máquina com tecnologia de última geração que promete entregar o resultado em até 24h. A ideia é atenuar o desgaste também de familiares, que durante três dias – tempo médio de espera pelo resultado do exame – terão que conviver com a dúvida se a pessoa está ou não com o vírus.
Preocupado com essa questão, o HSC trouxe da Alemanha uma máquina que faz essa identificação de maneira rápida e segura. A coleta é feita 24 horas por dia, todos os dias da semana – inclusive aos domingos. A coleta do material pode ser feita pelo sistema drive-thru, atendimento domiciliar – em ambos os casos é preciso fazer um pré-agendamento – e no Pronto Atendimento e laboratórios do hospital.
O diretor técnico do HSC, Renato Hasegawa, esclarece que o serviço já está disponível e pode ser usado também por pessoas que necessitam viajar para o exterior. “Futuramente, dependendo da necessidade do cliente, será possível disponibilizar o resultado em até 4 horas”, explica Hasegawa, destacando que o equipamento foi lançado no mercado mundial há cerca de três meses. No Brasil existem apenas 15 iguais a ela em operação. “Seguramente é a melhor máquina do mercado para o exame de PCR-R”, garante Renato Hasegawa, explicando que, além da economia de tempo, outra vantagem é que ela consegue detectar as novas variantes do vírus.

Outros testes – Além do PCR-RT – que identifica o vírus no período em que está ativo e presente no organismo do paciente e recomendado a partir do 3º e até o 10º dia dos sintomas de doenças respiratórias – o Hospital Santa Cruz disponibiliza outros dois tipos de testes: o teste rápido de anticorpos IgG e IgM e teste de sorologia de anticorpos IgG e IgM.
Os três tipos de testes são destinados às pessoas que apresentaram sintomas clássicos como: dores no corpo, febre acima de 38 ºC e tosse seca. É importante realizá-los dentro do período indicado para cada um deles, evitando assim resultados com falso negativo. A realização de qualquer um destes exames não requer preparo especial.
Para saber mais sobre qual o teste mais indicado para cada situação, acesse: https://www.hospitalsantacruz.com.br/procedimento/testes-covid19/

Comentários
Loading...