Ex-diplomata sênior Campbell para liderar a política de Biden na Ásia: a mídia

KYODO NEWS, onde você pode ler as últimas notícias do Japão, se tornará um serviço pago a partir de fevereiro de 2021. Somente os assinantes Web podem lê-lo. Por favor, torne-se um assinante.

14/01/2021 – 12:07:22 JST – WASHINGTON – O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja designar o ex-funcionário sênior do Departamento de Estado Kurt Campbell para um novo cargo relacionado à Ásia no Conselho Nacional de Segurança, disse o The Washington Post na quarta-feira.

Kurt Campbell, a former U.S. assistant secretary of state for East Asian and Pacific affairs, speaks during an interview in Washington on June 18, 2018. (Kyodo)

Campbell se unirá à administração com o título de “coordenador Indo-Pacífico”, um cargo que lhe dará ampla gestão sobre as diretorias do NSC que cobrem várias partes da Ásia e questões relacionadas à China, disse, citando como fontes oficiais de transição Biden.

Campbell se reportará diretamente ao novo Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan, os funcionários foram citados como dizendo. O NSC Biden terá vários desses “coordenadores”, que terão mais autoridade do que os “diretores seniores” abaixo deles, de acordo com o jornal.

A medida deve tranquilizar os aliados asiáticos nervosos de que a administração Biden está levando a sério o desafio da China, de acordo com o The Washington Post.

Campbell foi secretário de Estado assistente para assuntos do Leste Asiático e do Pacífico sob a administração do ex-presidente Barack Obama, durante o qual Biden atuou como vice-presidente.

Ele é conhecido como um arquiteto da estratégia “pivot” ou “reequilíbrio” da Ásia-Pacífico seguida por Obama, uma frase usada para sinalizar um foco na região em meio à ascensão da China.

Ele também é bem conhecedor das questões relacionadas às bases militares americanas no Japão, tendo estado envolvido na revisão das diretrizes para a cooperação de defesa entre as duas nações.

==Kyodo

Comentários
Loading...