ERIKA TAMURA: Japão e o clima olímpico

Estranho escrever um artigo sobre olimpíadas, sem clima nenhum de olimpíadas.
Normalmente, eu estaria muito empolgada, aliás eu seria a primeira da fila na torcida para o Brasil nas olimpíadas. Afinal, finalmente chegou a minha chance de poder ver, viver e vivenciar uma atmosfera olímpica.
Porém, com essa pandemia, o único sentimento que tenho é medo!
E assim como eu, uma parte da população japonesa também está com medo da proliferação do corona vírus.
Existem manifestações, abaixo assinado, declarações, tentativas de conversas, etc. Tudo para impedir a realização das olimpíadas em meio ao caos pandêmico em que o mundo se encontra.
A solução seria a vacinação em massa, de todos! Porém, a realidade é que, pelo menos aqui no Japão, a vacinação está devagar quase parada.
Tenho total convicção de que, quando o governo japonês decidir vacinar a população mesmo, para valer, aí sim veremos muita agilidade e competência. Pois no Japão é assim, quando o país se propõe a um determinado objetivo, eles irão fazer. E com excelência, beirando a perfeição!
Os preparativos para as olimpíadas estão a todo vapor. Tudo prontíssimo para a realização do evento máximo do esporte, parece um outro mundo.
Tokyo 2020 já entrou para a história, com o adiamento de um ano, tornou-se Tokyo 2020 em 2021. Sem público, sem glamour, sem aglomeração, pois o intuito é a competição esportiva mesmo.
Estou muito dividida entre a razão e a emoção. Hoje mesmo recebi um link para poder trabalhar como voluntária. Seria um sonho…
Mas daí a realidade grita no meu ouvido: “Está louca? E a pandemia? Você tem asma!!!”. (Leiam com a voz da D. Herminia – personagem do Paulo Gustavo).
E o clima olímpico, como faz?
A resposta é que, não vou me arriscar, claro! A realidade vem como uma voadora no meu pensamento. Já viram as notícias sobre o Renan Dal Zotto? Ainda segue internado em tratamento do covid, que agonia!
Mas e o clima olímpico? Como diz o Maurício Lima, ex-levantador da seleção de vôlei do Brasil: “Pode cancelar as olimpíadas, não vou poder ir mesmo…”
Viram como cada um tem um ponto de vista sobre as olimpíadas? Pois é, ela sendo realizada ou cancelada, não agradará à todos. Seja qual for o destino, não haverá unanimidade.

Comentários
Loading...