ERIKA TAMURA: A lenda da flor de cerejeira (sakura)

Estamos na primavera, no auge da floração das cerejeiras. Não existe época mais linda no Japão. Posso desfrutar e contemplar as cerejeiras todos os anos, e em todos os anos, meu encanto permanecerá.
Para os japoneses, é uma época cheia de significados, como tudo no Japão. E claro, existe uma lenda japonesa para retratar o quão belo é esse momento de floração das cerejeiras, ou sakura, como falamos por aqui.
A lenda diz que na era feudal, o Japão vivia em um ambiente cheio de disputas e guerras, e em uma floresta, várias árvores belíssimas e frondosas compunham um belíssimo cenário, porém havia uma árvore que, isoladamente vivia seca e sem folhas. Ninguém gostava dessa árvore, que além de feia não tinha utilidade, pois nem sombra fazia.
Um dia, uma fada surgiu na floresta e lançou um encanto para essa árvore, transformando-a em um ser humano, onde seria possível que a árvore desfrutasse de todos os sentimentos humanos. O feitiço duraria 20 anos.
Durante a sua vida humana, a árvore era um homem chamado Yohiro, que significa esperança em japonês. Yohiro estava bem triste com tudo o que via a sua volta. Muita guerra, violência, sentimentos ruins, porém Yohiro conheceu uma moça de nome Sakura, e passaram a conversar todos os dias. Tornando-se assim, grandes amigos.
Yohiro, confessou sobre o feitiço, e disse estar apaixonado por Sakura. Sakura ficou impressionada e surpresa, mas também confessou seu amor por Yohiro. Abraçaram-se mas entristeceram-se por lembrar que o prazo dos 20 anos estava chegando ao seu final.
Foi aí que a fada apareceu novamente e transformou Sakura em flor da árvore Yohiro. E assim, todos os anos temos o privilégio de contemplar as flores de Sakura.
Esse é um resumo bem compacto da lenda japonesa, mas fiz questão de colocar no artigo de hoje porque achei que para os dias atuais, a lenda faz muito sentido.
Passamos por dias pesados, impetuosos, tristes e difíceis. Porém se acreditarmos que o ciclo nos proporciona belezas como a floração da cerejeira, onde Sakura e Yohiro uniram-se e transformaram-se em árvore e flor por não compactuarem com a realidade em que viviam, podemos perceber que a transformação dos momentos ruins em uma bela floração é possível! E depende apenas da nossa vontade.
Sei que não dá para acabar com a pandemia, mas dá para fazer o seu próprio florescer, e assim espalhar bons sentimentos, para ajudar a passar por dias difíceis.
E a floração do Sakura é assim, acontece todos os anos, no início da primavera, e ela traz consigo toda uma energia positiva. Dura tão pouco tempo, mas traz tantos ensinamentos!
Eu amo acordar e olhar pela janela de casa, a rua lá fora, toda cor de rosa! Me faz bem, sem explicação.

Comentários
Loading...