ENFRENTAMENTO À COVID-19: Especialistas falam sobre prevenção contra a Covid-19 na Kansha Live do Ikoi no Sono

Cartaz de Kansha Live do Ikoi que acontece nos dias 27 e 28/11 (divulgação)

Com o objetivo de informar a comunidade nipo-brasileira, em especial os oditians e obatians, sobre as formas de prevenção contra a covid-19, a Assistência Social Dom Joisé Gaspar Ikoi no Sono promove nos próximos dias 27 e 28 (sábado e domingo), das 11 às 18 horas, no Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo, o evento Kansha Live (Minna issho ni, Corona ni sonaenagara, genki yoku ikimashou!!). O projeto, que conta com subsídios do Governo Japonês, por intermédio do Ministério dos Negócios Estrangeiros – dentro do Programa de Fortalecimento de Infraestrutura de Negócios dos Japoneses Residentes no Exterior e dos Nikkeis – e apoio do Consulado Geral do Japão e Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social), consiste em dois eventos, conforme explica o vice-presidente do Ikoi, Izumu Honda.
Um dos projetos contempla a tomada de medidas protetivas contra a expansão da infecção da covid-19 e reunirá especialistas renomados. Com apresentação do jornalista Márcio Gomes, o programa será apresentado no dia 28 diretamente do Nikkey Palace Hotel via canal do Youtbe do Ikoi (com tradução simultânea para o japonês).

Participam do encontro

Renato Kfouri (divulgação)

Dr. Renato Kfouri – Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); Membro da Diretoria de Cursos e Eventos da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP); Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm); Membro da European Society of Pediatric Infectious Diseases (ESPID); Membro da Sociedad Latinoamericana de Infectologia Pediatrica (SLIPE); Pediatra Infectologista e Neonatologista com experiência em doenças infecciosas
Médico do Centro de Imunização Santa Joana e Pro Matre, ocupando essa posição desde a sua fundação em 1997. Trabalha com Imunizações há 20 anos com longa experiência em serviços de saúde públicos e privados.
Atual Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), realizou inúmeras palestras e conferências nacionais e internacionais. Contribuiu com várias publicações e capítulos de livros relacionados às imunizações.
É membro do Comitê Técnico Assessor do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde do Brasil.

Margareth Dalcolmo (divulgação)

Dra. Margareth Dalcolmo – Margareth Dalcolmo é pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz, com experiência na condução e participação de protocolos de pesquisa clínica e tratamento da tuberculose e outras micobacterioses. Integra o Expert Group for Essential Medicines List da OMS e o Regional Advisory Committee do Banco Mundial para projetos de saúde na Africa Subsaariana em Tuberculose e doenças respiratórias ocupacionais.
Coordena, no Rio de Janeiro, o Brace Trial – ensaio clínico de fase III, que tem como objetivo avaliar se a vacinação ou revacinação com BCG pode reduzir o impacto da Covid-19 em trabalhadores de saúde.
Tem experiência na área de Doenças Respiratórias, com ênfase em pesquisa clínica em Tuberculose e outras Micobacterioses. Investigadora principal do ensaio clínico SimplicTB da Global Alliance for Tb Research.
Margareth Dalcolmo é docente da Pós graduação da PUC – RJ e também é colunista semanal do jornal O Globo e foi eleita presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia para o biênio 2023-2024.

Marco Aurélio Palazzi Sáfadi (divulgação)

Dr. Marco Aurélio Sáfadi – Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1985), residência médica em Pediatria pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (1989), aperfeiçoamento em Infectologia Pediátrica, Mestrado em Pediatria e Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina (1997) e Doutorado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo em 2011. Títulos de especialista em Pediatria e Infectologia Pediátrica conferidos pela Sociedade Brasileira de Pediatria.
Atualmente, é o Diretor do Departamento de Pediatria e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Coordenador do Serviço de Infectologia Pediátrica do Hospital Infantil Sabará; Presidente do Departamento de Infectologia da Sociedade Brasileira de Pediatria, Presidente do Departamento de Imunizações da Sociedade de Pediatria de São Paulo, Membro do Comitê Estadual de Referência em Doenças Transmissíveis da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Membro da Comissão Permanente em Imunizações da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, Membro do Comitê Técnico Assessor em Imunizações do Ministério da Saúde do Brasil e Membro do Comitê Científico da Sociedade Mundial de Infectologia Pediátrica (WSPID). Foi o primeiro Representante da Sociedade Latino-Americana de Infectologia Pediátrica no Comitê de Doenças Infecciosas, Academia Americana de Pediatria (AAP / Red Book) de 2011 a 2015; Prof. Sáfadi é também Membro do Comitê Gestor da “Global Meningococcal Initiative” (GMI) e membro do Grupo Consultivo Científico da “Confederation of Meningitis Organisations” (CoMO), que recentemente fundiu-se com a “Meningitis Research Foundation” (MRF). É membro especialista do Grupo de Trabalho da SAGE sobre Vacinas Meningocócicas e Vacinação da OMS e representante brasileiro do Programa de Nacional de Imunizações no Grupo SAGE da OMS. Em 2021, o Prof. Sáfadi foi nomeado Membro do Comitê Consultivo Científico da Coalizão para Inovações em Preparação epidêmica (CEPI).
Prof. Sáfadi é membro do corpo editorial do Jornal de Pediatria (JPed), BMC Pneumonia e The Journal of Pediatrics. Ele é autor de diversos capítulos de livros e mais de 80 artigos científicos originais revisados por pares em revistas internacionais indexadas, atuando principalmente nos seguintes temas: infecções meningocócicas e pneumocócicas, influenza, RSV, coronavírus, gastroenterites por rotavírus e norovírus, coqueluche, arboviroses, infecções congênitas e adquiridas pela comunidade.

Marcelo Otsuka (divulgação)

Dr. Marcelo Otsuka – Pediatra e Infectologista; Mestre em pediatria pela Santa Casa de São Paulo
Título de Infectologista pediátrico pela SBP e SBI; Vice presidente do departamento de Infectologia da Sociedade de Pediatria de São Paulo; Coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia; Membro da Sociedade Latinoamericana de Infectologia Pediátrica.

 

 

 

 

Akira Homma (divulgação)

Dr. Akira Homma – Doutor em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, graduado em Medicina Veterinária (UFF); e em Administração de Empresas pelo Instituto de Treinamento e Desenvolvimento de Executivos; pós-graduação em virologia pela
Baylor College of Medicine – Houston, Texas . É membro dos Comitês Técnicos do Programa de Imunizações da OPAS/OMS , do PNI e membro do Comitê Executivo do DCVMN (Developing Countries Vaccine Manufacturers Network). Ex-membro do Conselho Executivo da Global Alliance for Vaccines and Immunization (GAVI) e é colaborador da OMS. Iniciou sua carreira na FIOCRUZ em 1968, na Escola Nacional de Saúde Pública; de 1974 a 1976,foi chefe de produção do vírus da febre aftosa da Bayer, em Leverkusen; de 1976 a 1989, como diretor de Bio-Manguinhos, organizou, estruturou e dinamizou o instituto. Em 1989-1990, foi presidente da Fiocruz. Em 1990-1991, foi coordenador do Programa de Auto-Suficiência Nacional de Imunobiológicos. De 1991 a 1997, atuou como assessor Regional de Vacinas para região das Américas pela OPAS. De 1997 a 2000, foi vice-presidente de Tecnologia da Fiocruz. Em 2000, foi eleito diretor de Bio e em 2005 foi reeleito, cumprindo seu mandato até maio de 2009. Presidente do Conselho Político e Estratégico de Bio-Manguinhos, onde permaneceu até 2015.
Atualmente é Vice-Presidente de Biotecnologia da ABIFINA e assessor cientifico sênior de Bio-Manguinhos/Fiocruz. Publicou mais de 70 trabalhos científicos em revistas indexadas.
Foi considerado uma das 50 pessoas mais influentes no mundo em vacinas.
Também participam do evento o cirurgião dentista e ex-professor de periodontia da USP, professor Dr. Koto Nakae, que abordará o aspecto da prevenção à covid-19 nas infecções gengivais e higiene bucal e o palestrante provocacional Luciano Pires, que se define como um “personal trainer de fitness Intelectual”.

Festival gastronômico – O outro projeto – apoio sobre a construção do ambiente de negócios aos japoneses residentes e as comunidades nikkeis que tenham dificuldades em realizarem atividades rotineiras devido à expansão da infecção da covid-19, consiste em uma praça de alimentação que será montada nos dois dias, no Espaço de Eventos do Nikkey Palace. Izumu Honda explica que, “nos eventos promovidos pela comunidade nikkei, é imprescindível que eles sejam acompanhados de um boa praça de alimentação”.
Desta forma, paralelamente à “ Kansha Live, acontece uma Festival Gastronômico com opção de retirada e consumo no local, limitada a taxa máxima de ocupação dos lugares disponíveis e respeitados todos os protocolos sanitários, com as delicias típicas de cinco províncias do Japão: Aichi, Tóquio, Saitama, Oita e Hokkaido.
No dia 27, o cantor e apresentador Nobuhiro Hirata estará presencialmente no Nikkey Palace e, no dia 28, estará se apresentando na Kansha Live juntamente com a Associação Kenko Taisso do Brasil, Grupo Shinkyo Daiko, shamisen e minyo com Vinicius Sadao e Yukiye Yassunaga e Melissa Uehara e Enzo Zakimi, do The Voice Kids.

Confira os pratos típicos de cada kenjinkai

Aichi: Misso Katsu-don, Akage Katsu-don, Uiro de coco, Uiro de café e combos variados
Hokkaido: Lula grelhada (Gohan, Gobô e Asazuke), Chouxcream
Oita: Toriten, Mufin Saúde, Kanten Saúde, Kanten Saúde com Matchá, Shitake Pan Saúde e combos variados
Tóquio: Gyoxa, American Dog, Kare-Pan, Ichigo Daifuku (chocolate)
Saitama: Sanma Teishoku; Anchova Teishoku; Katsu Sando; manju com nozes e kakigori (raspadinha)

No dia 28, será disponibilizado um telão na praça de alimentação para acompanharem ao vivo, a transmissão da Kansha Live.

Kansha live
Dia 28 de novembro das 13 às 18h

Festival gastronômico
Dias 27 e 28 de novembro das 11 às 18h

Onde: Espaço de Eventos do Nikkey Palace Hotel
Rua Galvão Bueno, 425 (Liberdade)


(Divulgação)

O jornalista Marcio Gomes que conduzirá a mediação entre os renomados especialistas médicos presentes na Kansha Live é coonhecido na comunidade nipo-brasileira. Além de correspondente internacional no Japão, ele já fez fez locução e esteve presente em alguns eventos nikkeis. Com mais de 25 anos de experiência, Márcio Gomes já foi âncora dos principais telejornais do Brasil, nas duas maiores redes de televisão do país. Em 2013, se mudou para a Ásia – por cinco anos, foi correspondente internacional baseado no Japão (Tóquio) e teve oportunidade de conhecer mais de perto o povo nipônico, sua cultura e história.
Rodou o território japonês fazendo as mais diversas reportagens – tendo em mente a importância de levar as notícias do Japão – não apenas para o público brasileiro – mas também para a grande comunidade nikkei no Brasil. Em 2020, apresentou o programa Combate ao Coronavírus, um marco na transmissão de informações sobre a Covid-19 e a pandemia.

Comentários
Loading...