ENFRENTAMENTO À COVID-19: Conheça as medidas adotadas pela Toyota do Brasil na prevenção à Covid-19

Veículo Hilux adaptada para ambulância entregue à prefeitura de Sorocaba (divulgação)

Nesta quinta apresentação sobre as medidas de prevenção de infecção pelo novo coronavírus adotadas pelas empresas japonesas ativas no Brasil, é destacada a Toyota do Brasil. A empresa possui quatro unidades produtivas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Sorocaba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo e emprega mais de 5 mil pessoas. Em 2020, quando a pandemia estava no auge, lançou a KINTO, sua nova empresa de mobilidade, para oferecer serviços como aluguel de carros e gestão de frota para uma sociedade em transformação.

Segurança dos Colaboradores e Clientes e Contribuição à Comunidade Local

A prioridade da Toyota sempre foi a segurança dos seus colaboradores e o bem-estar das sociedades onde se encontra inserida. Desde o início da pandemia, a prioridade tem sido a prevenção de infecção pelo novo coronavírus dos seus colaboradores e diferentes stakeholders, além da contribuição com as comunidades locais. Então, a corporação realizou as seguintes ações em 2020:
Adoção do trabalho remoto para os colaboradores das áreas administrativas;
Paralisação pontual das suas fábricas localizadas nas cidades de Indaiatuba, Porto Feliz e São Bernardo do Campo, de 20 de março até 22 de junho, e até 25 de junho na unidade localizada na cidade de Sorocaba;
Doação de 4 veículos Hilux que foram adaptadas para ambulâncias e entregues para as prefeituras das cidades onde a Toyota possui operação – São Bernardo do Campo, Indaiatuba, Porto Feliz e Sorocaba;
Doação de 30 mil frascos de álcool em gel ao Governo do Estado de São Paulo;
Doação de 25 toneladas de alimentos nas cidades onde operam;
Doação de 28 mil máscaras de tecido, sendo 8 mil feitas por cooperativas de costureiras parceiras da Fundação Toyota do Brasil.

Manutenção de Respiradores com o Sistema Toyota de Produção

A Toyota foi uma das 11 empresas voluntárias que fizeram a manutenção de cerca de 4 mil respiradores que ajudaram no tratamento de pacientes com Covid-19 em hospitais do Estado de São Paulo. Essa foi uma iniciativa do Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – que treinou os voluntários que fizeram a manutenção dos equipamentos. Para alcançar a meta do projeto, a empresa forneceu mão de obra e consultoria produtiva, com a utilização do Sistema Toyota de Produção (TPS), que busca aumentar a eficiência operacional.
O trabalho foi realizado na unidade de Sorocaba, interior de São Paulo, por uma equipe de 12 colaboradores em um espaço exclusivo para a realização da manutenção, seguindo as normas de saúde e segurança do Ministério da Saúde do Brasil. Ao todo, foram entregues aos hospitais paulistas 26 respiradores consertados de um total de 51 recebidos entre março e julho de 2020.

Proteção dos Colaboradores Durante o Isolamento Social

Escritório com separadores de acrílico instaladas (divulgação)

Todos os revendedores da Toyota seguiram e ainda seguem as diretrizes de agências como o Ministério da Saúde e a OMS em relação aos procedimentos de saúde e segurança das pessoas, que incluem evitar apertos de mão, abraços, entre outros. Paralelamente, as lojas oferecem álcool em gel para uso comum, tanto para funcionários quanto para clientes. Cada ambiente está sendo cuidadosamente limpo, com intensificação dos processos de higiene.
Ao mesmo tempo em que as fábricas fecharam no início da pandemia, os trabalhos de escritórios passaram a ocorrer de modo completamente remoto. A partir de 20 de setembro deu início ao período experimental para o novo modelo híbrido de trabalho (presencial + remoto), que consiste nos colaboradores irem entre uma e duas vezes por semana ao escritório e o restante trabalhar remotamente.
Já, dentro das fábricas foram instaladas câmeras térmicas para medição da temperatura dos funcionários, novas estruturas para aumentar o distanciamento e também suporte psicológico quando foi dado início à retomada da produção.
De junho de 2020 até o momento, foram realizados mais de 90 encontros on-line, além de muitas lives com temas diversos para fortalecer a comunicação e verificar a saúde física e mental dos colaboradores, acolhendo-os do isolamento social causado pela adoção do trabalho remoto.

Estratégia de Atendimento Remoto

Durante o período de fechamento do comércio, foi assumida uma estratégia de atendimento remoto e customizado nas concessionárias para evitar que os clientes se expusessem a riscos de aglomerações nas revendas. Desta forma, solicitou-se aos clientes que adiassem os serviços de menor emergência ou tentassem fazer a reserva na concessionária mais próxima aberta atendendo aos critérios de distanciamento e isolamento social.
Neste período, a empresa acelerou o seu processo de digitalização e incentivou toda a sua rede a trabalhar nas vendas on-line. Ou seja, através do site www.toyota.com.br, o cliente pode acessar o portfólio de produtos, pegar e montar o veículo de seu interesse, escolher a versão correta, cor, acessórios e forma de pagamento. Depois de preencher um formulário de inscrição, o cliente escolhe a concessionária que melhor lhe atende e em pouco tempo o revendedor entra em contato com o cliente para fazer o negócio. Durante o período mais crítico da pandemia e fechamento do comércio, 82% da rede Toyota trabalhou apenas com vendas on-line.

KINTO: Uma Nova Solução de Mobilidade

Fundada em julho de 2020, a KINTO Brasil é uma empresa que fornece serviços de mobilidade para uma sociedade em transformação. Oferece serviços como aluguel de carros e gestão de frota para pessoas físicas e empresas. KINTO é um nome empresarial derivado de Kintoun, uma nuvem livremente manipulada por Son Goku, personagem do romance Jornada ao Oeste: a nuvem aparece imediatamente quando necessário e desaparece imediatamente após o uso, o que simboliza a segurança e conveniência da era digital.
Atualmente, a KINTO Brasil oferece 3 serviços: KINTO Share, KINTO One Fleet e KINTO One Personal.
A KINTO Share é um serviço de compartilhamento de veículos realizado por aplicativo para smartphone. Desde o seu lançamento, em julho de 2020, já alcançou a marca de 32 mil usuários cadastrados e mais de 13 mil diárias realizadas, com 45 concessionárias participantes. A KINTO One Fleet é um sistema focado na gestão de frotas corporativas e busca movimentar funcionários e mercadorias com eficiência e segurança, eliminando a necessidade da imobilização de veículos como ativos. Atualmente, o serviço conta com mais de 850 clientes em todo o Brasil. Já, a KINTO One Personal, é uma opção para pessoas físicas interessadas em carros por assinatura e o cliente tem direito a um veículo fixo principal, da marca Toyota, por um período de 12 ou 24 meses, além de diárias extras flexíveis de outros modelos, também da Toyota, durante o período de contrato.

Corolla Cross 2021 – Toyota (divulgação)

Superação das Dificuldades Enfrentadas pela Indústria Automobilística

Em março de 2021, a Toyota deu mais um passo importante rumo à expansão de sua oferta de modelos eletrificados no Brasil com a introdução do Corolla Cross, o segundo modelo com a disponibilidade de duas versões com a tecnologia Híbrido Flex no país. Com a chegada deste novo SUV médio, a empresa reforça ainda mais a aposta na utilização deste tipo de tecnologia no mercado brasileiro e seu compromisso de até 2025 ter uma versão híbrida para cada modelo comercializado no país.
Produzido na planta de Sorocaba (SP), o Corolla Cross já acumula mais de 23,9 mil unidades comercializadas de março a setembro e possui mais de 7,3 mil unidades emplacadas até setembro, o que consolida a posição da Toyota como líder de eletrificação no Brasil, com 58% de participação.
Além disso, a Toyota havia anunciado há alguns meses a implantação do 3º turno na planta de Sorocaba, a partir de janeiro de 2022. No entanto, o novo turno de produção começa a operar 24 horas por dia em 29 de novembro de 2021. Uma revisão do projeto fez a empresa alterar seu volume de produção anual, que passará das atuais 122 mil unidades para 158 mil, um incremento de 30%, impulsionada principalmente pelo excelente desempenho do Corolla Cross. Essa revisão mostrou a necessidade de 550 novos colaboradores que já estão em processo de contratação.
Esses fatos são resultados da resiliência que a empresa tem para contornar o momento difícil que o setor automotivo global enfrenta, principalmente devido à falta de insumos por conta da pandemia de Covid-19.

Cooperação na entrevista: Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil

Toyota do Brasil

Nova sede administrativa da Toyota (divulgação)

Como a primeira empresa da Toyota Motor Corporation estabelecida em países da América Latina, iniciou a produção em larga escala no Brasil em 1959. Site oficial: www.toyota.com.br

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