EMPREENDEDORISMO: NEB celebra três anos e homenageia personalidades e empresas da comunidade nikkei

Paulo Nishimura (à frente com Jorge Yamaniski Filho) e convidados (divulgação)

Criada em 2019 por empresários Nikkeis de destaque no cenário brasileiro, a associação sem fins lucrativos NEB – Nikkey Empreendedores do Brasil, celebrou no último dia 22 os seus três anos de existência. E para marcar a data, a associação realizou um jantar onde prestou homenagem a cinco personalidades e três empresas que “representam muito bem os valores nipônicos”.
As personalidades homenageadas da noite foram o engenheiro civil e executivo Atsushi Yoshii, fundador da Construtora A.Yoshii; o empresário Hirofumi Ikesaki, fundador da Ikesaki Cosméticos e do Grupo Ikesaki; a professora Marico Kawamura, fundadora da Escola Shohaku e do Colégio Oshiman; Massami Uyeda, ministro do Superior Tribunal de Justiça; e Shigueaki Ueki, ministro de Minas e Energia e ex-presidente da Petrobrás. Em comum, todos ostentam uma longa carreira de conquistas profissionais e uma vida dedicada a causas sociais, na preservação e difusão dos valores nipônicos.
As três empresas homenageadas com o prêmio NEB Honors foram a Fiação de Seda Bratac, com 81 anos de atuação sendo referência no setor têxtil nacional; a Sakura Nakaya Alimentos, que também completou 81 anos de existência e é uma das empresas mais tradicionais e reconhecidas do país; e a Katayama Alimentos, uma das principais indústrias avícolas do Brasil, com 79 anos de história. Tratam-se de três empresas fundadas por imigrantes ou filhos de imigrantes japoneses, que superaram grandes adversidades para se tornarem referência, não somente pelo alcance econômico, mas pelo papel de referência na sociedade brasileira, pautado pela conduta exemplar, pela busca por excelência, pelo respeito às tradições e às pessoas, e pela obstinação.

Sobre o NEB – Fundado há três anos, o NEB reúne a elite do empresariado nikkei, tendo entre seus criadores nomes como Paulo Nishimura (Niplan/NPE), Jorge Yamaniski Filho (Osten/Hiroshima), Roberto Ohara (Sakura), Chieko Aoki (Blue Tree), Angela Hirata (SurianaTrading) e Alessandra Nishimura (Jacto), entre outros.
O objetivo da associação é cultivar e difundir, por meio de práticas empresariais, os valores dos antepassados japoneses às próximas gerações, ampliando a representatividade dos mais jovens e deixando um legado para as próximas gerações que irão suceder as organizações Nikkei no Brasil.

Comentários
Loading...