DIN21: Bunkyo comemora o Dia Internacional do Nikkei com uma live especial

Em 2019, primeiro ano da celebração do Dia Internacional do Nikkei, auditório do Bunkyo ficou lotado (arquivo)

A Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social – Bunkyo – por meio da comissão organizadora do Projeto Geração, promove novamente a celebração online do Dia Internacional do Nikkei (DIN). Este ano a data será comemorada no próximo dia 19 (sábado), às 20h, com transmissão ao vivo, através do canal Youtube da instituição.
Repercutindo o sucesso da edição anterior, o evento mantém o conceito de evidenciar os valores nipo-brasileiros, principalmente neste cenário da pandemia, apresentando também novidades ao público. O coordenador geral do evento, Iju Shimizu Jr, destaca: “Pensamos no DIN21 como um evento que irá proporcionar uma reflexão sobre como os nikkeis e as associações estão passando por esse período difícil, e ao mesmo tempo mostrar como os valores nipo-brasileiros se apresentam em nosso dia-a-dia, como uma forma de inspiração para todos”.
Esta edição apresenta a nova identidade visual realizada pela NK2 branding &design com o conceito clean e atualizado da síntese do nome do evento, validando a marca, DIN, como é popularmente conhecido pela comunidade nikkei. Como fonte de inspiração do designer Gilmar Nashiro: “A ideia era construir um desenho simples que pudesse remeter de imediato à cultura japonesa. O círculo vermelho destaca o principal símbolo, além disso tem a função de dar visibilidade, como algo sempre na moda “in” e atualizado”, relata Nashiro.
Além disso, neste ano, a comissão organizadora do evento é composta por integrantes de diferentes regiões do Brasil; como Lika Kawano, presidente da Associação Cultural Nippo-Brasileira de Salvador – ANISA; Erika Tomioka, do Grupo Nikkei Manaus; Klissia Tiba, do Instituto Cultural e Social Ishindaiko de Londrina, e Carol Ayako, vice-presidente da Associação Festival do Japão RS, garantindo assim uma maior integração e diversidade entre as associações e lideranças nikkeis, para desenvolver um grande projeto como o Dia Internacional do Nikkei.

Valores – A comemoração brasileira será exibida em versão compacta, com apresentação ao vivo de Alexandre Kawase, Carol Ayako e Iju Shimizu Jr. A comissão vem desenvolvendo programas especiais e inéditos, para mostrar os valores da comunidade nipo-brasileira, reunindo histórias surpreendentes de resiliência e superação. Uma dessas histórias é da família Tamashiro, de São Paulo, que contou com o amparo coletivo da comunidade nikkei para manter o seu restaurante Skualos funcionando em meio à crise gerada pela pandemia; e também da família Kimura, de Taubaté, no interior de São Paulo. Perto de completar 90 anos de idade, movidos pela fé e pela gratidão, seu Takeo e dona Nobue decidiram retribuir um pouco do que receberam do Brasil, e estão plantando figos no interior do Ceará.
Também está sendo organizada uma nova edição do concurso de histórias nikkeis, repetindo o sucesso do ano passado: as histórias mais emocionantes, enviadas pelos imigrantes e descendentes de japoneses serão ilustradas em formato de quadrinhos e publicadas nas redes sociais do Bunkyo. Neste ano, uma delas estará na live comemorativa, representando os valores nipo-brasileiros.
O evento contará também com uma reflexão sobre as associações nikkeis, destacando relatos e depoimentos de famílias que evidenciam valores nipo-brasileiros na prática, além de um número musical com participação de crianças de todo Brasil. Inovando em acessibilidade, a live também deve ser transmitida com tradução simultânea para Libras e audiodescrição.

Evento Internacional – No dia 20 de junho (domingo), às 18h (horário de Brasília) haverá mais uma comemoração realizada pela Associação Panamericana Nikkei, no evento internacional “Dia Internacional do Nikkei” com a participação dos países membros: Argentina, Bolívia, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Lei – A data foi instituída em 2018, na 59ª Convenção dos Nikkeis e Japoneses no Exterior (Kaigai Nikkeijin Taikai), em Honolulu, Havaí, com o objetivo de valorizar e unir os, aproximadamente, 3 milhões de nikkeis ao redor do mundo. A escolha do dia é alusiva à chegada do primeiro grupo de emigrantes japoneses no Havaí, em 1868. Em São Paulo, a Lei 17.169/2019, de autoria do vereador Aurélio Nomura (PSDB), incluiu no Calendário de Eventos da Cidade de São Paulo, o Dia Internacional do Nikkei, a ser comemorado oficialmente no dia 20 de junho.

DIA INTERNACIONAL DO NIKKEI
DATA:
BRASIL – 19 DE JUNHO DE 2021 – SÁBADO, ÀS 20H (HORÁRIO DE BRASÍLIA).
JAPÃO – 20 DE JUNHO DE 2021 – DOMINGO, ÀS 8H (HORÁRIO DE TÓQUIO)
YOUTUBE:
YOUTUBE.COM/BUNKYODIGITAL
MAIS INFORMAÇÕES:
WWW.BUNKYO.ORG.BR
WWW.INSTAGRAM.COM/BUNKYODIGITAL
www.facebook.com/bunkyodigital

Comentários
Loading...