CULINÁRIA JAPONESA: Restaurantes e lojas de produtos orientais de todo o país participam do ‘Mês do Karê’

Versão mais popular é o Karê Raisu, mas há outras variações (divulgação)

Durante o mês de outubro, mais de 100 estabelecimentos de todo o Brasil – entre lojas que comercializam produtos orientais e restaurantes que oferecem pratos japoneses – estão com diversas ações para promover o “karê”, o curry japonês. O “Mês do Karê” é uma iniciativa da Jetro (Japan External Trade Organization), agência japonesa de fomento ao comércio exterior. O objetivo é popularizar esse condimento e seus pratos no Brasil e incentivar as pessoas a provarem novos alimentos de origem japonesa.
Nesse período, as lojas colocarão produtos como karê em tablete, em pó ou em flocos em destaque em suas gôndolas e os restaurantes criarão e divulgarão pratos com karê. A versão mais popular de prato com karê é o Karê Raisu (arroz acompanhado de molho de curry, legumes e carne suína, bovina ou de frango), mas há outras variações, como o Karê Udon (um tipo de macarrão japonês com curry) e o Karê Pan (pão recheado com curry).
Todos os estabelecimentos participantes têm o selo Japanese Food Supporter Store, um programa de certificação de estabelecimentos que comercializam e promovem alimentos e bebidas japoneses no exterior. Instituído pelo Ministério da Agricultura, Silvicultura e Pesca do Japão, o selo funciona como uma chancela e um reconhecimento de que o estabelecimento utiliza e incentiva o uso de produtos genuinamente japoneses.
Entre as lojas que participam do Mês do Karê estão a rede Daiso, que tem 43 filiadas nas principais cidades e capitais brasileiras e comercializa tablete de karê de sua própria marca. Quanto aos restaurantes, participam estabelecimentos como o renomado Kinoshita, em São Paulo, e o Aizomê da chef Telma Shiraishi, Embaixadora da Boa Vontade para a Culinária Japonesa no Brasil.
“Nossa intenção é que o karê se torne um prato muito apreciado por brasileiros, assim como já é entre os japoneses. Por meio dele, também queremos difundir outros produtos alimentícios de origem japonesa”, afirma Hiroyuki Saito, da Jetro. “Todos que provarem ou criarem receitas que levam karê estão, inclusive, convidados a compartilhar essa experiência em suas redes sociais, com as hashtags #jetrosp e #jetromesdokare”, explica. As lojas e restaurantes, bem como a própria Jetro, irão divulgar o karê em suas redes sociais, também.

(Divulgação)

História e popularidade – O curry tem origem na Índia, mas foi introduzido no Japão pelos europeus na Era Meiji (1868 -1912). Os japoneses adaptaram para o seu gosto e jeito, com destaque para o Karê Raisu, que se consolidou como um dos pratos mais populares do país nos anos 1980, quando surgiram restaurantes especializados. O molho tem intensidade variada, que vai do suave ao mais forte.
Hoje, cada família e restaurante, do mais simples refeitório ao mais sofisticado, tem suas próprias receitas de karê, em especial o Karê Raisu. Diferentes regiões do Japão também têm suas preferências. O Karê Raisu também faz parte da merenda escolar, devido ao seu valor nutricional e, de fato, é uma das comidas favoritas das crianças japonesas.

MÊS DO KARÊ
PERÍODO:
DE 1º A 31 DE OUTUBRO
CONFIRA OS ESTABELECIMENTOS PARTICIPANTES:
WWW.JETRO.GO.JP/BRAZIL/TOPICS/MES_DO_KARE.HTML
PROMOÇÃO: JETRO – JAPAN EXTERNAL TRADE ORGANIZATION
APOIO: EMBAIXADA DO JAPÃO E CONSULADO GERAL DO JAPÃO EM SÃO PAULO
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