CULINÁRIA JAPONESA: Pela primeira vez no Brasil será realizada a Semana do Curry

Dia do Curry foi instituído pelo Conselho Nacional dos Nutricionistas (divulgação)

Que o ensopado à base de curry, um dos pratos mais populares da culinária japonesa, tem origem na Índia, até aí nenhuma novidade. O fato é que, no Japão, ele tornou-se tão popular a ponto de ganhar um dia em sua homenagem. O dia 22 de janeiro é conhecido no Japão como o “Dia do Curry”, instituído pelo Conselho Nacional dos Nutricionistas Escolares para homenagear o prato, que é considerado o preferido pelas crianças e um dos mais consumidos no país. Essa data será comemorada pela primeira vez no Brasil durante a Semana do Curry, no período de 22 a 28 de janeiro.
O curry, ou caril, é uma mistura de diversas especiarias, tem origem na Índia e é utilizado amplamente na Ásia, desde a Índia, passando pela Tailândia até o Japão. No Japão, foi introduzido na Era Meiji (1869-1913) e ao longo dos anos, foi sendo adaptado ao estilo japonês. Consumido majoritariamente na forma de ensopado, no Japão, para facilitar seu consumo, a indústria alimentícia passou a produzir o curry em tabletes que bastam ser dissolvidos na sopa facilitando seu preparo. É um prato de elaboração fácil e muito nutritivo que veio ganhando relevância tornando-se indispensável para os japoneses nos últimos 60 anos.
A iniciativa da promoção da Semana do Curry é capitaneada pela Jetro São Paulo e conta com o apoio da Embaixada do Japão no Brasil, Consulados-Gerais do Japão no Brasil, Japan House São Paulo e Fundação Japão. O objetivo é difundir a cultura gastronômica japonesa, divulgar os produtos japoneses e promover seu consumo no Brasil, assim como promover os estabelecimentos que vendem produtos japoneses e que contam com a Certificação Japanese Food and Ingredients Supporter Stores.

O curry, ou caril, é uma mistura de diversas especialidades (divulgação)

Programação – Desde o dia 8 de janeiro algumas postagens estão sendo feitas nas redes sociais da Jetro São Paulo, com breves explicações sobre o curry. A hashtag #semanadocurry é a oficial da ação e poderá ser utilizada por todos que postarem conteúdo sobre esse prato.
As ações planejadas para a semana visam falar sobre os hábitos alimentares japoneses com a publicação de histórias, dicas, curiosidades e receitas nas redes sociais. A Fundação Japão está preparando um vídeo com pesquisadora de culinária japonesa de Akiko Ishizu, no canal de Youtube da Jetro São Paulo. O chef Kazumine Nohara, responsável pela cozinha da Embaixada do Japão, irá apresentar em um vídeo cujo objetivo é mostrar como preparar este prato de modo fácil em casa. Restaurantes japoneses também estão envolvidos na Semana do Curry e alguns deles terão a visita do Embaixador do Japão no Brasil, Akira Yamada, e de outras autoridades que irão para degustar o prato. Além disso, o cônsul geral do Japão no Rio de Janeiro, Tetsuya Otsuru, irá convidar alguns influenciadores digitais para um jantar em sua residência.
Lojas e restaurantes estarão com ações promocionais sobre o curry e os estabelecimentos certificados pelo Programa Japanese Food and Ingredients Supporter Store participantes serão divulgados nas redes sociais da Jetro e em um mapa de localização para que os interessados saibam onde encontrar os produtos, seja para consumo em restaurantes ou para preparo em casa.
“Queremos que iniciativas como estas se tornem mais comuns no futuro e também gostaríamos de trabalhar para popularizar e expandir o consumo de alimentos e ingredientes japoneses com a cooperação de restaurantes e lojas varejistas para que os produtos japoneses tornem-se mais acessíveis em qualquer lugar do País..”, afirma Hiroyuki Saito, diretor do Departamento de Comércio Exterior da Jetro São Paulo.

Semana do Curry – De 22 a 28 de janeiro de 2021
#semana do curry

Comentários
Loading...