Consulado do Japão em Curitiba entrega diplomas do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão a personalidades do Paraná

Tadaaqui Hirose, Mário Hossokawa, Antonio Kato e Fernando Ono (em sentido horário) (divulgação)

O Consulado Geral do Japão em Curitiba realizou, no último dia 29, Cerimônia Online de Outorga do Diploma de Honra ao Mérito pelo Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão para quatro personalidades importantes do Paraná: o ex-presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, juiz federal aposentado Tadaaqui Hirose; o vereador de Maringá e ex-presidente da Associação Cultural e Esportiva de Maringá (Acema), Mário Massao Hossokawa; o ministro aposentado do Tribunal Superior do Trabalho e ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Fernando Eizo Ono e o ex-prefeito de Paranavaí e ex-deputado estadual, Antonio Teruo Kato.
Por causa da pandemia do novo coronavírus, a cerimônia foi realizada de forma virtual com a participação de convidados, familiares dos homenageados e autoridades, entre eles o cônsul geral Masahiro Takagi, os deputados federais Luiz Nishimori e Ricardo Barros, o deputado estadual Coronel Lee, o prefeito de Maringá, Ulisses Maia, o vereador de Curitiba, Nori Seto e o representante do Escritório da Representação no Paraná do Ministério das Relações Exteriores, Igor Kipman.

Os homenageados do Paraná:

Antonio Teruo Kato
Feitos notáveis: Durante os mais de 10 anos de atuação como prefeito de Paranavaí e deputado estadual, contribuiu para o estreitamento das relações entre o Japão e o Estado do Paraná. Em 2013, por sua iniciativa, foi realizado na Assembleia Legislativa o evento comemorativo aos 105 anos da Imigração Japonesa no Brasil, contribuindo para a promoção do status nikkei. Além disso, participou como membro da comitiva da Missão Econômica e de Amizade Brasil-Japão, promovendo o fortalecimento das relações econômicas e amigáveis entre os dois países.

Fernando Eizo Ono
Feitos notáveis: Foi o primeiro ministro nikkei do Tribunal Superior do Trabalho. Durante os aproximadamente 10 anos de carreira como juiz, contribuiu para a promoção do status nikkei, bem como para a imagem do Japão não somente no Paraná, como em todo o território nacional, tornando-se um dos maiores representantes da comunidade nipo-brasileira no meio jurídico.

Mário Massao Hossokawa
Feitos notáveis: Além de atuar por longos anos como vereador de Maringá, uma das cidades que possui uma forte presença da comunidade nikkei, também participou da fundação do Parque do Japão da cidade, através do seu cargo como membro da diretoria da Associação Cultural e Esportiva de Maringá, contribuindo para a promoção da cultura japonesa. Além disso, atuou nas atividades relacionadas a cidade co-irmã de Maringá, Kakogawa, da Província de Hyogo, bem como nas recepções de membros da família imperial na cidade, contribuindo para a compreensão mútua e para as relações amigáveis entre Brasil e Japão.

Tadaaqui Hirose
Feitos notáveis: Primeiro nikkei a se tornar Juiz Federal no Brasil, atuou como presidente do Tribunal Regional Federal da 4ª Região, no qual foi responsável pela assinatura do convênio de cessão de uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), contribuindo para a digitalização do Tribunal e trazendo grandes benefícios no meio jurídico, além de promover o status nikkei, bem como o melhoramento da imagem do Japão no Brasil. aposentado.

Comentários
Loading...