COMUNIDADE YUBA: Em comemoração aos seus 85 anos, tradicional ‘Encontro de Natal’ teve transmissão ao vivo

Evento reuniu apresentações de balé, música e teatro e foi transmitido ao vivo pelas redes sociais (divulgação)

Devido à pandemia do novo coronavírus, a apresentação anual “Encontro de Natal”, realizado nos dias 25 e 30 de dezembro de 2020, na Comunidade Yuba, estava programado inicialmente para ser realizado apenas para os moradores locais. A ideia era enviar uma gravação posteriormente, mas, numa iniciativa ousada e inédita, a apresentação foi transmitida ao vivo pelas redes sociais pela primeira vez.
Localizada no município de Mirandópolis (SP), a comunidade não recebe visitas desde março – quando foi decretada a quarentena no Estado de São Paulo. A transmissão do dia 25 alcançou um grande número de pessoas, incluindo parentes e admiradores que residem em São Paulo e em outras partes do mundo, que puderam assim apreciar a apresentação de música, balé e teatro. Isamu Yazaki, de 41 anos, representante da Associação Comunidade Yuba, expressou seus sentimentos sobre a realização do evento em sua saudação no primeiro dia.
“Estou feliz em estar aqui, podendo realizar o espetáculo este ano. Dois mil e vinte foi um ano muito difícil, de paciência e muitas dificuldades. Há tantas pessoas no mundo na situação de luto por motivo de pandemia. Nessas circunstâncias, na nossa comunidade ninguém foi infectado até agora. Por questão de segurança, este ano nós optamos realizar evento apenas internamente, sem nenhum convidado. No entanto, graças à tecnologia, realizamos transmissão ao vivo pela Internet. Apresentaremos com todo vapor, com mesmo entusiasmo de sempre, como se estivéssemos em frente à plateia lotada”, disse Yazaki.
Embora uma das preocupações fosse com problemas de conexão devido ao sinal instável da Internet na região –, a performance foi transmitida com sucesso no canal do Youtube até o final, com muitas repercussões e comentários positivos de diversas localidades.
A apresentação musical começou com um coral de crianças, seguido por um repertório diversificado, com instrumentos de sopros, cordas e pianos, canções nostálgicas japonesas, Amazing Grace, Chopins Nocturne, e terminou com um coral misto de Hallelujah.
Na seção de dança, “Tambor japonês” e “Ten Little Indian” coreografados por Akiko Ohara (85, Tóquio), e a terceira parte da peça foi o prólogo “Oh Sole Mio”, coreografado por Satie Yuba, com a ilusão de dueto de sombras.
O terceiro bloco da apresentação foi dedicado à apresentação do teatro de sombra de “O Sapateiro e os Elfos” (adaptação, direção, arte, iluminação, música / Yumiko Kumamoto).

Apoio – O evento teve o apoio da Lei Emergencial da Cultural Aldir Blanc do governo brasileiro. Em março de 2020, em meio ao surto da Covid-19, 24 deputados apresentaram um projeto de lei para proteger o setor cultural, que foi drasticamente prejudicado pelo isolamento social. A proposta de lei foi elaborada pela deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) e posteriormente articulada com setor artístico de todo Brasil que conquistou orçamento de 300 milhões de reais para setor cultural.
A apresentação do dia 30 de dezembro também foi transmitida ao vivo no canal de Youtube e também no Instagram.

Autosustentável – A Comunidade Yuba está localizada no município de Mirandópolis, cerca de 550 km a noroeste de São Paulo. Atualmente conta com cerca de 25 famílias totalizando 60 pessoas que vivem de forma coletiva. A comunidade é autosustentável com o cultivo e processamento de produtos agrícolas. A filosofia local é cultivo da terra, espiritualidade e arte, e desde 1948 vem realizar apresentação de Natal para entreter o público. Atualmente conhecido como importante polo cultural da região.
O segundo dia de apresentação do Festival Natalino Yuba 85 Anos e Memórias pode ser conferido no:

Youtube: https://youtu.be/kP7PD7se-UM
Instagran: https://instagram.com/comunidadeyuba?igshid=15fv7ugg74p9q

Comentários
Loading...