CIDADES/SÃO ROQUE: Cônsul geral do Japão em SP visita município de São Roque e inaugura dojo

Renato Ishikawa, cônsul e prefeito durante plantio de sakura (divulgação)

O prefeito de São Roque (SP), Marcos Augusto Issa Henrique de Araújo, o Guto Issa, recebeu, no último dia 18, o cônsul geral do Japão em São Paulo, Ryosuke Kuwana, para uma visita na cidade, que foi acompanhada da diretoria da Bunkyo – Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, entre eles o presidente da entidade, Renato Ishikawa e o vice, Roberto Nishio, além do vice-presidente do Bunkyo Rural e vice-presidente da Comissão de Administração do Parque Bunkyo Kokushikan, Celso Mizumoto.
“É uma alegria imensa receber o cônsul do Japão em nossa cidade. Apresentei nossa estrutura, o potencial de desenvolvimento da cidade e aproximamos o município da cultura e dos investimentos japoneses”, comentou o prefeito.
Guto recepcionou o cônsul no Aeroporto Internacional Catarina, onde apresentou a estrutura logística do local, destacando o potencial de desenvolvimento econômico do município. Depois disso, percorreram o bairro do Saboó e a região central, onde participaram da cerimônia de inauguração da nova sede da Associação São Roque Aikido Dojo.
Fundada em 2010 por Guto Issa, seu irmão e um grupo de amigos com o objetivo de proporcionar aos alunos de aikido a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos sobre a disciplina marcial criada pelo mestre Morihei Ueshiba, a Associação São Roque Aikido Dojo desenvolve um trabalho voltado para o social e para a difusão da cultura japonesa em São Roque e região.
Segundo o prefeito – que é faixa verde e treinou na associação – o espaço é aberto para todos que queiram praticar – oferece cursos para guardas civis, jovens de baixa renda e crianças.
A passagem do cônsul por São Roque rendeu ainda a visita a Brasital, onde foram plantadas três mudas de cerejeira Okinawa. O cônsul, o prefeito e o presidente da Bunkyo, Renato Ishikawa, plantaram as três primeiras mudas das 113 que serão distribuídas pela cidade.

Laços históricos – Ao Jornal Nippak, Guto Issa disse que é “muito importante para São Roque estreitar esses laços de amizade não só com o governo japonês mas também com a comunidade nikkei. “Já temos uma relação histórica com o Bunkyo, que mantém aqui o Parque Bunkyo Kokushikan e, desde o começo do ano, a nossa administração vem fortalecendo essa relação apoiando as atividades do Bunkyo aqui em São Roque”, destaca o prefeito, lembrando que em agosto deste ano foi recebido pelo cônsul em sua residência oficial, no bairro do Morumbi (zona Sul de SP), com o intuito de elaborar meios de atrair empresas de tecnologia japonesas para se instalarem em São Roque.
“Expliquei para ele o momento histórico que São Roque vive, com a vinda de empresas de tecnologia e com o único aeroporto privado executivo do país, onde estão instalados a Polícia Federal, a Receita Federal e a Anvisa. Isso é muito importante porque esperamos atrair novos negócios e novas empresas japonesas que queiram se instalar no estado”, diz Guto, lembrando que São Roque “tem três programas de isenção fiscal muito importantes voltada para bancos, para tecnologia, para aviação e para aeroportos que podem interessar a empresas japonesas”.

Comentários
Loading...