Ciate tem novo diretor superintendente

(Aldo Shiguti)

O Ciate (Centro de Informação e Apoio ao Trabalhador no Exterior) está com um novo diretor superintendente. Trata-se do advogado Kagueyama Arata, de 29 anos, que desembarcou em território brasileiro há cerca de duas semanas para cumprir dois anos de estadia. Seu antecessor, Asano Kohei – com quem, aliás, Kagueyama conversou antes de vir pela primeira vez ao Brasil – já regressou ao Japão.
Kagueyama explicou que seu intuito é aprender um pouco mais sobre os brasileiros para assim poder ajudar a comunidade brasileira residente no Japão. Segundo ele, em sua região – que inclui Tochigi, Gunma, Ibaraki e Saitama – concentra muitos brasileiros e são poucos advogados para ajudá-los. Em sua visita à redação ao Jornal Nippak, o novo diretor superintendente do Ciate trouxe exemplares do “Anais do Simpósio Internacional: 30 Anos da Comunidade Brasileira no Japão” e explicou que a publicação, gratuita, está à disposição dos interessados.
Localizado no 1º andar do Edifício Bunkyo, na rua São Joaquim, 381, o Ciate foi estabelecido em outubro de 1992 e tem como objetivo prestar indispensável e relevantes serviços de informação e de orientação sobre os mais variados aspectos da sociedade e cultura japonesa, aos nipo-brasileiros, a seus cônjuges e filhos. A atuação do Ciate é desenvolvida nas três fases que envolvem a migração de trabalhadores brasileiros ao Japão: antes da sua ida, no período de sua permanência e após o seu retorno.
Órgão reconhecido pelos governos do Brasil e do Japão e tem apoio da Associação de Japoneses e Nikkeis Residentes no Exterior, o Ciate promove regularmente palestras e cursos sobre usos e costumes da vida cotidiana no Japão e seguro social do Japão (saúde, previdência, desemprego, acidente de trabalho), entre outros assuntos.

Informações sobre o Ciate: Tel.: 11/3207-9014 ou fax: 11/3209-1982

Comentários
Loading...