ESPECIAL/113 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: ‘Celebrando o Dia da Imigração Japonesa’

Toshimitsu Motegi, ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão (divulgação)

*TOSHIMITSU MOTEGI
MINISTRO DOS NEGÓCIOS ESTRANGEIROS DO JAPÃO

Gostaria de estender meus sinceros parabéns pela publicação desta edição especial do Dia da Imigração em 18 de junho, Dia da Imigração Japonesa.
O novo coronavírus ainda assombra o mundo e sei que muitas pessoas foram vítimas no Brasil. Expresso minhas mais profundas condolências aos familiares das pessoas que perderam suas vidas. Desejo também a rápida recuperação daqueles que foram infetados e daqueles que estão sofrendo os efeitos colaterais desta doença.
Em 18 de junho de 113 anos atrás, após uma longa viagem, os imigrantes japoneses chegaram ao porto de Santos e, enfrentando várias dificuldades, abriram o caminho para criar raízes e viver no Brasil. Além disso, os nikkeis, que herdaram o espírito dos esforços incessantes dos imigrantes, estabeleceram uma posição firme na sociedade brasileira. Sinto orgulho pelo fato de que os nikkeis tem uma atuação ativa em várias áreas no Brasil e expresso mais uma vez o meu respeito a eles.
O Japão atribui grande importância ao fortalecimento de sua relação com o Brasil. Em janeiro deste ano, visitei o Brasil pela primeira vez em cerca de três anos como Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão. Em uma visita de cortesia ao Presidente Jair Bolsonaro e em uma reunião com o ex-Ministro das Relações Exteriores do Brasil Ernesto Araújo, confirmamos que o Japão e o Brasil vão fortalecer ainda mais suas relações e trabalhar juntos para combater a COVID-19.
A amizade histórica entre o Japão e o Brasil é sustentada pela conexão especial da comunidade nikkei. Durante minha visita ao Brasil deste ano, não pude encontrar membros da comunidade nikkei devido a situação da COVID-19, mas o Governo do Japão continua a dar importância ao relacionamento com a comunidade nikkei, que é uma ponte entre nossos dois países. O Governo do Japão decidiu recentemente prestar assistência às instalações médicas e de assistência social nikkeis que foram afetadas pelo Novo Coronavírus. Continuaremos a cooperar com a comunidade nikkei para ajudá-los a retomar a vida cotidiana o mais rápido possível. Também pretendemos implementar uma variedade de projetos para fortalecer os nossos laços com os nikkeis, especialmente com a geração mais jovem, apoiando-os, por exemplo, em eventos on-line.
Por último, gostaria de concluir a minha mensagem desejando à comunidade nikkei um alcance maior no desenvolvimento, herdando a confiança e as redes construídas por seus antepassados e que todos os imigrantes japoneses e o povo nikkei sejam felizes.

Comentários
Loading...