ESPECIAL/113 ANOS DA IMIGRAÇÃO JAPONESA: ‘Celebrando o Dia da Imigração Japonesa’ — Junho de 2021 —

Akira Yamada, embaixador do Japão no Brasil (divulgação)

AKIRA YAMADA
EMBAIXADOR EXTRAORDINÁRIO E PLENIPOTENCIÁRIO DO JAPÃO NO BRASIL

Por ocasião do “Dia da Imigração Japonesa” em 18 de junho, gostaria de estender minhas sinceras felicitações a todos os imigrantes japoneses e nikkeis no Brasil.
Desde a chegada dos imigrantes japoneses ao Brasil no Kasato Maru em 1908, os imigrantes japoneses e nikkeis passaram por muitas dificuldades, mas através de seu trabalho árduo e perseverança, contribuíram para o desenvolvimento do Brasil e conquistaram a confiança da sociedade brasileira. Gostaria de expressar mais uma vez o meu respeito por isso. A reputação positiva à comunidade nikkei no Brasil levou à confiança e a imagem favorável do Japão. A existência da comunidade nikkei tornou-se a base da relação de amizade e cooperação entre o Japão e o Brasil. É também importante que a comunidade nikkei herde a cultura, tradições e valores japoneses, e os divulgue amplamente na sociedade brasileira nos dias de hoje.
Já se passaram quase quatro anos desde que cheguei ao Brasil como Embaixador. Tenho tentado interagir e trocar opiniões, o tanto quanto possível, diretamente com a comunidade nikkei. No entanto, durante mais de um ano, devido à pandemia do novo coronavírus, não foi possível visitar vários lugares e encontrar-me com vocês pessoalmente.
Apesar destas situações difíceis, as organizações nikkeis em todo o país elaboraram planos bem elaborados e realizaram vários eventos tais como seminários online, festivais do Japão e Bon-Odori como novas iniciativas, Fiquei impressionado com o entusiasmo da comunidade nikkei, pois participei de muitos eventos e encontrei vocês através das telas. Também fico feliz em ver que a geração jovem está desempenhando um papel muito ativo nestes eventos e expandindo as suas redes além das regiões e fronteiras.
Além disso, expresso meu respeito pela liderança da comunidade nikkei que está trabalhando a cooperação social para superar os desafios que a pandemia do COVID-19 trouxe à sociedade brasileira.
O Governo do Japão decidiu prestar assistência à comunidade nikkei afetada pela COVID-19. Para assegurar que isto seja frutífera e útil à comunidade nikkei, a Embaixada, Consulados-Gerais e Escritórios Consulares vão trabalhar em concretizar os projetos de assistências, aprofundando a parceria com cada organização nikkei
Reforçar a parceria e cooperação com a comunidade nikkei na América Latina, incluindo o Brasil, e através disso, desenvolver a relação entre o Japão e América Latina são algo em que tenho vindo pensando desde que me tornei diplomata. Vou continuar a cooperar tanto quanto possível com a comunidade nikkei para seu desenvolvimento.
Gostaria de expressar meus sinceros desejos pelo sucesso contínuo dos imigrantes japoneses e do povo nikkei.

Comentários
Loading...