CAMPINAS: Feiras movimentam o Nipo durante a semana

O Instituto Cultural Nipo-Brasileiro de Campinas sempre realizou a tradicional Feira Oriental todo segundo domingo de cada mês, mas desde julho deste ano vem promovendo feiras durante a semana, todas às segundas e quintas feiras, com a colaboração dos diretores, associados, voluntários, jovens e pais dos jovens. “Temos muitos espaços ociosos no Instituto e pretendemos ocupá-los com atividades socio-culturais e principalmente gastronômicos, com comidas típicas japonesas e brasileiras”, disse o presidente, Tadayoshi Hanada, preocupado com o futuro incerto em que vivemos.
“Precisamos nos preparar, com uma administração séria, dinâmica e inovadora” completa. “Tenho muita gratidão aos voluntários e com aqueles que sempre colaboram com a aquisição dos produtos, pois caso contrário não conseguiríamos superar essa situação preocupante que estamos vivendo”, disse Tadayoshi Hanada, feliz com o sucesso dos eventos anteriores como a “Vaca Atolada”, o “Karê Raisu”, a “Pizzada” e a Feijoada”, entre outros.
“Realizamos vários ‘workshops’, verdadeiras maratonas de aprendizado na área gastronômica com escolhas de melhores datas para facilitar a participação dos voluntários”, disse Hanada. “Já adquirimos a experiência do “drive thru” com comodidade para os convidados e rapidez na entrega dos produtos”.
Outra preocupação do presidente foi o de abrir novos espaços para os bazaristas que dependem de lugares adequados, para a exposição e venda de seus produtos. Uma boa infraestrutura é um dos fatores fundamentais para o sucesso das Feiras segundo Hanada, que pensou na comodidade dos frequentadores, como banheiros disponíveis, segurança, limpeza e apoio total dos funcionários do Nipo na orientação e cumprimento das normas sanitárias vigentes.
Brechó – As feiras semanais acontecem sempre das 9h às 16 horas, com exposição e venda de artesanatos, comidas típicas japonesas e brasileiras, doces caseiros e roupas em geral, entre outros. Um dos pontos bem procurados é o Brechó do Nipo, com artigos bem variados doados pelos sócios e pela comunidade nipo-brasileira de Campinas. O almoço é servido das 11h30 às 14 horas com bentos, temakis e oniguiris preparados pelo Restaurante Ishikawa. Nas segundas feiras, os visitantes encontram pastéis Ikehara e nas quintas feiras pastéis Maruyama. Os visitantes podem levar para casa ou degustar no local, nas barracas, mesas e cadeiras colocadas na frente do Nipo.
Dia da Costelinha – Neste domingo, 22, o Nipo Campinas irá promover o Dia da “Costelinha de Porco com Missô”. O Missô consiste numa pasta feita a partir da fermentação da soja, muito utilizada na culinária japonesa e asiática em geral tendo muita aceitação pelos brasileiros, dando um sabor especial para prato. A retirada ou consumo no local será das 11h30 às 14 horas. Com venda antecipada a R$25,00 e na hora, custará R$ 30,00 (se houver disponibilidade). O evento começará às 9 horas e vai até as 16 horas.
Além do prato principal, os visitantes poderão encontrar bentô, imagawayaki, moti, manju, makizushi, hotroll e tempurá.
Mais informações pelo telefone 3241-1213 ou pelo WhatsApp 99966-9394.
(Celia Kataoka)