BUNKYO RURAL: 14ª edição discute o ‘Agro no Oeste Paulista’ e as mudanças climáticas

Nelson Kamitsuji e Tomio Katsuragawa, do Bunkyo Rural (Aldo Shiguti)

A Comissão Bunkyo Rural – braço agrícola do Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) cujo objetivo é promover o intercâmbio de ideias e conhecimentos entre produtores, profissionais, pesquisadores, estudantes e empresários/fornecedores relacionados à área rural, propiciando a integração entre eles – realiza na próxima quinta-feira, 25, a partir das 18h, o seu 14º Encontro e, a exemplo das três últimas edições, também será em formato virtual.
Com transmissão aberta ao público pelo canal do Bunkyo Digital e pela plataforma Zoom (para convidados), o evento conta com participações do presidente do Bunkyo, Renato Ishilawa, e de mensagens gravadas pelo embaixador do Japão, Akira Yamada, pelo Consulado Geral do Japão em São Paulo e pelo secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Itamar Borges.
Nesta 14ª edição do Bunkyo Rural, que tem como tema o “Agro no Oeste Paulista”, quatro especialistas estarão debatendo sobre as mudanças climáticas causadas pelos homens e que já há algum tempo vem despertando atenção dos principais lideres mundiais. E o presidente da Comissão do Bunkyo Rural, Nelson Kamitsuji, conta que o intuito é esse mesmo, ou seja, alertar os agricultores de que “algo novo está acontecendo e é preciso estar atento”.
“O mundo hoje está assistindo algumas ocorrências que no passado eram fenômenos considerados pontuais e estão cada vez mais frequentes como mudanças bruscas de temperatura e que servem de alerta para os agricultores, pois tudo isso tem influência na agricultura e é preciso tomar cuidado”, conta Kamitsuji.
Para o vice-presidente do Bunkyo Rural, Tomio Katsrugawa, os agricultores precisam ser municiados com mais informações para que possam se planejar. “É preciso estar preparado porque pode vir algo diferente”, diz Katsuragawa, acrescentando que esta é uma preocupação que atinge o mundo inteiro. “Tanto, que essa questão conseguiu unir duas potências antagônicas, os Estados Unidos e a China, que anunciaram um acordo para enfrentar as mudanças climáticas”, observa Nelson Kamituji.

Palestrantes – Participam do 14º Bunkyo Rural o pesquisador Nobuyoshi Narita, que vai falar especificamente sobre o tema proposto – “Agro no Oeste Paulista”; Edemar Moro, que abordará o tema “ILPF” (Integração Lavoura, Pecuária e Floresta”; o engenheiro agrônomo Alexandrius de Moraes Barbosa, que vai falar sobre Climatologia e o ex-secretário de Agricultura e ex-secretário do Meio Ambiente e ex-presidente do Incra, Francisco Graziano Neto, mais conhecido como Xico Graziano, que vai falar sobre o “Desafio do Agro na Nova Era”.
Tomio Katsuragawa avisa que os interessados podem enviar perguntas para os palestrantes durante a transmissão. As respostas serão encaminhadas posteriormente.

14º Bunkyo Rural – O Agro no Oeste Paulista
Quando: Dia 25 de novembro (quinta-feira), a partir das 18h
Onde: Transmissão pelo canal do Bunkyo Digital

Comentários
Loading...