BUNKYO/ELEIÇÕES: Bunkyo recebe 68 inscrições ao Conselho; Assembleia Geral está marcada para o dia 27/3

Assembleia Geral Ordinária será realizada no dia 27 de março (arquivo)

Encerrado o prazo – dia 12 de fevereiro – para as inscrições ao Conselho Deliberativo, o Bunkyo (Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social) registrou o número mais baixo de candidatos das últimas eleições. Este ano, apenas 68 associados decidiram concorrer a uma das 50 vagas para os cargos efetivos com mandato até 2025.
Para efeito de comparação, em 2013 foram 78 candidatos; em 2015, 82 e em 2017, a entidade recebeu 80 inscrições. Na última eleição para a renovação de metade do Conselho, em 2019, foram 87 candidatos.
Nesta quinta-feira, 18, os membros da Comissão Eleitoral devem se reunir para a homologação dos inscritos. A etapa seguinte será a confecção das cédulas eleitorais e o envio das mesmas para os associados – pouco menos de 1700.
Podem votar todos os associados que estiverem em dia com sua contribuição social (relativa aos anos anteriores) até 15 dias antes da data da Assembleia Geral Ordinária, marcada para o dia 27 de março. Quem estiver inadimplente tem até o dia 12 de março para regularizar sua situação junto à entidade.
A Comissão Eleitoral recomenda que as cédulas de votação sejam enviadas pelo correio, ou podem ser entregues antecipadamente na Secretaria do Bunkyo, até o dia 26 de março. Ou no próprio dia da Assembleia, até às 10h, ou seja, quem se atrasou poderá entrega-las antes do início da apuração.
Os 50 membros eleitos serão conhecidos no dia 27 de março, quando será realizada a   58ª Assembleia Geral Ordinária, com início às 8h30, e meia hora depois em segunda convocação na Sede Social do Bunkyo (Rua São Joaquim, 381, São Paulo).
De acordo com o Edital de Convocação, na hipótese de agravamento da pandemia   da covid-19, e se assim for determinada pelas autoridades competentes, a AGO será realizada de forma virtual, através da plataforma Zoom.
Anunciados os candidatos eleitos, esses novos 50 novos conselheiros, juntamente com os outros 50 membros com mandato até 2023 e os membros natos (ex-presidentes da Diretoria e do Conselho Deliberativo) – estarão compondo o novo Conselho Deliberativo que terá como primeira missão eleger, no dia 24 de abril, os novos dirigentes do Conselho Deliberativo, a Diretoria Executiva e membros do Conselho Fiscal.
Conforme apurou o Jornal Nippak, Renato Ishikawa, atual presidente da entidade, deve concorrer à reeleição.